Páginas

segunda-feira, 10 de agosto de 2009

OMG News: Encontro histórico celebra o início do presbiterianismo no Brasil

A informação está no Portal Fator que neste sábado, dia 8 de agosto, a Igreja Presbiteriana no Brasil (IPB) comemora em São Paulo os 150 anos e se reúne no Ginásio do Ibirapuera, para celebrar o início do presbiterianismo no País.

O evento contará com a presença do prefeito Gilberto Kassab e, na ocasião, uma orquestra com mais de 200 instrumentos acompanhará um coral de mil vozes, sob a regência do Maestro Parcival Módulo. Além disso, haverá uma apresentação sobre a trajetória desta representação protestante histórica e será lançado um carimbo comemorativo e um selo personalizado, produzido em parceria com os Correios.

Já no Rio de Janeiro, as solenidades que acontecem desde julho, têm três datas marcantes neste mês. No dia 11, o presidente do Supremo Concílio, Roberto Brasileiro, receberá uma homenagem na Assembléia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (ALERJ). Já no dia 12 acontece a inauguração do monumento Escultórico Interativo do Casal Missionário Ashbel e Helen Simonton, e uma cerimônia com a participação do presidente Luis Inácio Lula da Silva, bem como do governador Sergio Cabral e do prefeito Eduardo Paes. Esse é o ponto alto das comemorações, pois data a chegada do pastor americano Ashbel Simonton, que introduziu a fé protestante no País.

Ainda no Rio será realizada uma concentração nacional no dia 29 deste de agosto, na Praça da Apoteose, com atrações musicais, banda sinfônica e um coral de 3.000 vozes de todo o Brasil. Com homenagens ao sesquicentenário já realizadas em Campinas e em Vitória, os eventos também acontecem Brasil afora, incluindo Brasília, Minas Gerais e Bahia, conforme a programação abaixo. Todas as atividades são abertas ao público interessado em marcar presença nas festividades dessa data histórica.

Além dos festejos dos 150 anos do presbiterianismo no Brasil no mês de agosto, comemora-se outra data importante: os 500 anos do aniversário do francês João Calvino, nascido em 10 julho e líder da Reforma protestante do século XVI, cuja visão teológica orienta a Igreja Presbiteriana do Brasil. Nesta data, foi inaugurado no Rio de Janeiro a Praça João Calvino e o Espaço Guignard, no Centro da cidade, em frente à Catedral Presbiteriana.

O primeiro missionário presbiteriano, Ashbel Green Simonton, chegou em solo brasileiro no dia 12 de agosto de 1859. De acordo com o reverendo Augustus Nicodemus Gomes Lopes, atualmente, a IPB possui cerca de 800 mil membros, 4 mil pastores e 3,5 mil igrejas espalhadas em todo território nacional. "O sistema de governo da IPB tem como base os concílios que se relacionam hierarquicamente entre si, compostos por presbíteros e pastores, homens cristãos qualificados eleitos por suas igrejas locais e concílios regionais como representantes aos concílios maiores", explica.

Segundo o reverendo Alderi de Souza Matos, doutor em História da Igreja pela Universidade de Boston e historiador oficial da IPB, a igreja "é herdeira de uma das expressões da Reforma Protestante do século 16, cujos líderes iniciais foram Ulrico Zuínglio e João Calvino". Para Alderi, um dos principais compromissos do Movimento Reformado ou Movimento Calvinista "é com o bem da sociedade, especialmente por meio da educação e da ação social."

Com base nessa premissa, foram fundadas escolas de alto nível nas mais diversas regiões do País, como o Instituto Presbiteriano Gammon, em Lavras (MG), e o Instituto Presbiteriano Mackenzie, presente desde a educação básica até a pós-graduação, em São Paulo, Barueri, Campinas, Brasília e Rio de Janeiro. Também foram criados hospitais, orfanatos e um serviço de assistência aos indígenas, a Missão Evangélica Caiuá (MT).

Nenhum comentário:

Postar um comentário