Páginas

sexta-feira, 28 de agosto de 2009

OMG News: 900 reais e o ensino de Morris Cerulo

Por: Fernando Galli

MORRIS CERULLO (Foto) E OS 900 REAIS

No programa Vitória em Cristo, exibido na Rede Bandeirantes e dirigido pelo apresentador Silas Malafaia, do dia 8 de agosto de 2009, esteve presente o "grande" pregador da unção financeira, Morris Cerullo. Causou-me grande indignação saber que um suposto profeta poderia cobrar 900,00 Reais para que Deus cumprisse em quatro meses as promessas dEle na vida dos que doassem voluntariamente essa irrisória quantia. Na opinião de Morris Cerullo, o número 9 é símbolo de "estar completo". Assim, sugeriu que Deus faria aos doadores algo que jamais havia feito na vida deles - derramar-lhes-ia uma unção financeira jamais vista até 1o. de Janeiro de 2010. E com certeza, muita gente acreditou nessa, porque no meio evangélico, infelizmente, há pessoas ingênuas o bastante para ceder ao desejo de ficar rico. Quando é que Deus pediria 900 Reais para fazer o que jamais havia feito na vida de pessoas?

Uma análise mais profunda do ocorrido

Na profética palavra de Morris Cerullo o número "9" simboliza "completeness", ou seja, "inteireza", "totalmente completo". Através de qual texto da Bíblia ele chegou a essa conclusão? Graças a essa conclusão nada bíblica, foram pedidos 900 Reais aos telespectadores. Mas se o "9" simboliza o que está completo, por que acrescentaram dois zeros na frente do 9? E por que não se acrescentou pelo menos um zero, assim ficaria mais fácil para muitos participarem dessa bênção jamais antes derramada. Mas a bênção custa mais caro!

Disse Morris: "Se você quer que Deus te dê a unção financeira, a unção financeira dos últimos dias, eu quero que você pegue esse telefone, eu quero que você faça um compromisso, para 900,00 Reais (o intérprete diz "para você semear 900,00 Reais). E você diz: 'Irmão Cerullo, eu nunca fiz isso na minha vida, especialmente para um programa de televisão!', mas eu te digo: Quando você semear o que Deus está nos pedindo para fazer hoje, você vai receber da parte de Deus algo que você nunca recebeu antes. Por que 9? Por que eu estou pedindo por 9? Eu vou tedizer por quê. Por que este é o ano de 2009. E os números são importantes para Deus. No ano passado foi 2008, e você se lembra que celebramos um novo começo, porque o número 8 significa um novo começo. [...] 9 significa completo; 9 significa cumprimento total [...] Ouça a voz de Deus hoje. Se você for ao telefone e fizer este compromisso, para semear 900 Reais, e você disser: 'Deus, eu quero dar um passo na minha unção financeira dos últimos dias', Morris é profeta de Deus, eu te prometo que antes de chegar o dia primeiro de janeiro, toda promessa, toda profecia, [...] você que está sentado em sua casa, repita comigo "nove", este é o momento de Deus para cumprir toda profecia, toda promessa."

Absurdo! Primeira pergunta: É bíblico esse tipo de barganha com Deus, principalmente estipulando um valor que para 90 por cento (o nove aqui é mera coincidência!) dos brasileiros seria impossível. E como se poderia estampar na tela "OFERTA VOLUNTÁRIA", se o tal profeta de Deus disse que até o primeiro de janeiro de 2010 o doador receberia toda profecia e promessa de Deus ainda não cumprida? Nunca dei um centavo a Deus esperando receber algo em troca.

Claro que para aqueles que podem dar 900 Reais, muita coisa boa vai-lhes acontecer. Corre-se o risco até de alguns dentre aqueles que fizeram um esforço extremo para depositar esse valor receber um dinheiro extra, pois dentre uma grande quantidade de pessoas, sempre uma parte é beneficiada com as supostas bênçãos. Mas com certeza, a maioria, quem sabe 99 por cento (o 9 é coincidência), não verá nada acontecer até o primeiro de janeiro de 2010. E aquela velha desculpa será dada: Muitos tiveram fé para doar, mas não tiveram fé para receber. Lamento pelos irmãos que contribuem para que essa teologia nefasta e seus propagadores, que inventaram um bom modo de receber a unção financeira, explorem aqueles que não conhecem a Palavra de Deus. Nem Deus, quando diz "experimentai-me, por favor", ousou a estipular um valor. Nem nos dízimos Deus estipula, pois cada um ganha um valor diferente.
Vivamos com o necessário!

Quer ser abençoado por Deus? Creia nas seguintes palavras da Bíblia:
"31 Portanto, não vos inquieteis, dizendo: Que comeremos? Que beberemos? Ou: Com que nos vestiremos? 32 Porque os gentios é que procuram todas estas coisas; pois vosso Pai celeste sabe que necessitais de todas elas; 33 buscai, pois, em primeiro lugar, o seu reino e a sua justiça, e todas estas coisas vos serão acrescentadas." -Mateus 6:31-33.

Eu tenho vivido a veracidade dessas palavras. Prego e palestro nas igrejas. Nunca cobrei para isso. Vivo pela fé, pois o ministério que Deus confiou em minhas mãos foi ensinar cristãos pela internet a se defenderem contra as heresias desse mundo. Muitas vezes, eu me senti explorado pelas igrejas. Peço perdão a Deus por isso, porque de fato Ele tem me dado o necessário. Lembro-me de quando me casei, recebi um livro de um casal americano. Minha esposa e eu estávamos precisando de dinheiro, e dentro daquele livro encontramos 100 dólares. Eles souberam que havíamos casado, e dos Estados Unidos nos ajudaram sem saber que precisávamos. Quando fiquei internado com pneumonia, não pude visitar igrejas e colocar meus livros à disposição de quem quisesse comprá-los. Novamente, minha esposa (desempregada) e eu entregamos o assunto nas mãos de Deus. Naquele mês, recebemos mais de mil reais de ajuda, e inexplicavelmente, um depósito de quatrocentos e cinquenta Reais em nossa conta. E durante o a primeira semana de agosto de 2009, eu consegui ir ao dentista e fazer seis obturações, uma extração de um dente, um canal de um dente quebrado. Fiquei três meses assim, com a boca cheirando mal. Tinha até vergonha de beijar minha esposa. Mas esperei em Deus. E mesmo que ele não tivesse me atendido ainda, continuaria a esperar e buscarfazer esse dinheiro honestamente. Creia nisto: Busque em primeiro lugar o Reino de Deus e nada lhe faltará. Não doe dinheiro a exploradores, a vendedores de livros pela televisão, que disfarçam o caráter lucrativo de suas vendas com pregações que também são vendidas. A avareza que observei saindo dos lábios de Morris Cerullo me deixou triste. Quantos poderiam ter usado esses 900 Reais para semear na vida de missionários em países africanos! Mas, influenciados por um estrangeiro (e como brasileiro gosta disso!), preferiram apostar suas fichas em Deus. Que feio!

Uma breve biografia do sr. Cerullo:

Morris Cerullo diz que se encontrou com Deus pela primeira vez quando contava oito anos de idade. Alegadamente ele estava de pé sobre um parapeito, pronto a terminar com tudo, quando Deus, miraculosamente, interveio, enchendo com sua presença o quarto de Morris e falando-lhe palavras de segurança. Conforme Cerullo conta, sua vida daquele ponto em diante foi uma maratona de milagres capaz de estourar os miolos de qualquer um.

Com a idade de 14 anos, depois de ter sido instruído pelos "principais rabinos" duma cidade do Estado de Nova Jérsei, Cerullo foi tirado do orfanato judeu "por dois seres angelicais, para um refúgio que havia sido preparado para ele." Menos de um ano depois, ele foi transportado ao céu, onde teve um encontro face a face com Deus. De acordo com o relato, "assim como Moisés contemplou a glória de Deus no arbusto que não queimava, Cerullo foi levado no espírito ao lugares celestiais, onde contemplou a Presença de Deus, sendo o ministério de sua vida claramente detalhado perante ele".

Deus, que foi descrito por Cerullo como alguém com 1,83m de altura e o dobro da largura dum corpo humano, tirou, por assim dizer,
"a tampa do inferno e permitiu-me ver do céu para baixo, para os portais do submundo".(fonte: Miracle Book - Morris Cerullo - Cap XI)

E então, no dizer de Cerullo, Deus falou com ele pela primeira vez. Apesar de Cerullo afirmar que nunca antes ouvira essas palavras, acontece que Deus lhe disse exatamente o que dissera antes ao profeta Isaías: "Levanta-te, resplandece, porque já vem a tua luz, e a glória do Senhor vai nascendo sobre ti... E as nações caminharão à tua luz..." (Is 60:1-3).

Assim, de acordo com Cerullo, ele se tornou o porta-voz de Deus, capaz de "revelar coisas que ainda não aconteceram, comunicando precisa e diretamente as Palavras de Deus, o 'assim diz o Senhor'''.

Dessa maneira Cerullo desistiu da "grande ambição de se tornar o governador do meu Estado de Nova Jérsei", a fim de ser "um ministro do Evangelho". Cerullo conta e reconta essa história como prova indisputável que ele é, de fato, "um vaso escolhido de Deus". (fonte: Miracle Book - Morris Cerullo - Cap X, Few Are Chosen - Deeper Life - 21-junho-1981)

Mas até onde sabemos um escolhido de Deus fala a Palavra de Deus. Pergunte-se de Cerullo quem foi Jesus durante a encarnação, e ele replicará que quando "Jesus veio a este mundo, ele não veio em sua divindade, e nem como deidade (Deus)". Quanto à sua opinião sobre Deus, Cerullo tem isto a dizer:
"Vocês sabiam que desde o começo do tempo o propósito inteiro de Deus era reproduzir-se?... Quem são vocês? Vamos lá, quem são vocês? Vamos lá, digam: "Filhos de Deus!" Vamos lá, digam!... E quando estamos aqui de pé, vocês não estão olhando para Moris Cerullo; vocês estão olhando para Deus, estão olhando para Jesus! (fonte: The Endtime Manifestation Of the Sons of God - Morris Cerullo - Fita de audio 1, lados 1 e 2, ênfase no original)
De modo um tanto promocional, Cerullo reconhece que "o verdadeiro teste de um profeta é: "o que ele falar acontecerá". E, no entanto, até um exame ligeiro de suas predições demonstram que a média de acertos de Cerullo, quando se trata de profecias, é pouco melhor que a da Sociedade Torre de Vigia. Em 1972, por exemplo, Cerullo afirmou que Deus lhe dissera que "os Estados Unidos da América estão prestes a testemunhar um grande reavivamento". Já se passaram tantos anos e esse "grande avivamento" ainda não pôde ser verificado.

Em setembro de 1991 o Espírito Santo, alegadamente, falou com Cerullo e lhe disse: "Filho, o mundo será alcançado pelo Evangelismo por volta do ano 2.000!"

De acordo com Cerullo, isso significaria que há somente 1460 dias (referindo-nos a partir de 1996, data que foi escrito este livro) para atingir um bilhão de almas.

Se Cerullo tiver de ser crido, parece que Deus canaliza alguns dos apelos de levantamento de fundos mais manipuladores que se possa imaginar, através da boca de seu profeta. (Para variar, a maneira de se alcançar no tempo o objetivo de Deus, tendo Cerullo sido incumbido da solução global, é obter dinheiro para levar a cabo a tarefa). Eis, por exemplo, uma das alegadas "declarações de Deus": "Entregai a mim as vossas carteiras, diz Deus, e deixai-me ser o Senhor do vosso dinheiro... Sim, sede obedientes à minha voz". (www.agirbrasil.com - Pastor Paulo Romeiro)

Apologista cristão

Nenhum comentário:

Postar um comentário