Páginas

quinta-feira, 13 de agosto de 2009

OMG News: Edir Macedo usa Twitter para anunciar defesa da Igreja no "Jornal da Record"

O indiciamento do bispo Edir Macedo, proprietário da Rede Record, e de outras nove pessoas ligadas à Igreja Universal do Reino de Deus (Iurd) por desvio de recursos da instituição religiosa para a compra de empresas de comunicação e outros bens, suscitou discussões nos principais veículos de comunicação do país.

Segundo a denúncia do Ministério Público, entre as emissoras adquiridas de forma irregular estariam a TV Record do Rio de Janeiro e a TV Record de Rio Preto. Em vez de aplicar o dinheiro em obras de caridade e na manutenção de templos, os recursos das doações teriam sido empregados na compra de empresas e visavam ao lucro por parte de Macedo, entendeu a Promotoria.

Na última terça-feira (11), o jornal Folha de S.Paulo publicou uma manchete sobre o tema, intitulada "Universal é acusada de lavar dinheiro". O jornal carioca O Globo também noticiou o fato, na reportagem "Edir Macedo vira réu por lavagem de dinheiro", e O Estado de S. Paulo informou em matéria desta quarta-feira (12) que "Universal deu dinheiro de fiéis a TV, diz acusação".

Já o "Jornal Nacional", da TV Globo, exibiu uma longa reportagem sobre as acusações contra Edir Macedo. Citando a denúncia apresentada pelo Ministério Público, o jornal mencionou fiéis que se sentiram enganados e foram à Justiça para reaver o dinheiro, e afirmou que, segundo os promotores, "a quadrilha era liderada pelo denunciado Edir Macedo, que comandava de fato todas as ações praticadas pela organização".

"Igrejas em geral, independentemente da religião, costumam desenvolver relevante trabalho social, e por isso, estão livres do pagamento de impostos. Mas, segundo a promotoria, ficou comprovado que, no caso da Universal, os denunciados se aproveitaram da imunidade tributária concedida pela constituição a templos de qualquer culto, para captar dízimos, ofertas e contribuições e fizeram investimentos em bens particulares", diz um trecho da reportagem do "Jornal Nacional".

Em resposta às acusações, Edir Macedo escreveu em sua página do Twitter: "Acusações e Perseguições. Quais interesses estão por trás dos ataques contra a IURD? Saiba hoje [auarta-feira] à noite, no 'Jornal da Record', às 19h45.". Procurada pelo Portal IMPRENSA, a assessoria de comunicação da Record informou que será exibida uma reportagem "rebatendo as acusações que envolvem o nome da emissora".

Fonte: Portal Imprensa

Nenhum comentário:

Postar um comentário