Páginas

quinta-feira, 27 de agosto de 2009

OMG News: Capela francesa do século XVII é leiloada no "eBay" por 1 euro

A capela de Massat, nos Pirineus franceses, cuja construção data do final do século XVII, está sendo leiloada no "eBay" pelo irrisório preço de um euro, um ato de provocação para forçar o bispado a ceder o lugar para transformá-lo em um centro cultural.

"Sabemos que a venda não é possível, porque não é propriedade pública. Só queremos abrir um debate para que se aplique a Lei de 1905, de separação da Igreja do Estado, pois a capela não é utilizada atualmente como um lugar de culto", disse hoje o prefeito de Massat, o tenente Pierre Subar, à agencia Efe.

O anúncio no eBay diz que "procura-se comprador para capela do final do século XVII, destinada ao culto".

Subar explicou que o povoado conta com duas igrejas, uma delas com capacidade para 500 pessoas, o que considera "suficiente" para os 787 habitantes de Massat.

"Tínhamos um projeto para uma exposição de fotografias de campos de concentração e o padre se negou a autorizá-la, porque o Partido Comunista participava da organização. Depois ocorreu o mesmo com um recital de poemas de Pablo Neruda, que não deixaram que fosse realizado porque o poeta era comunista", afirmou Subar.

"É preciso um investimento de entre 250 mil e 300 mil euros para restaurar a capela e instalar um sistema de aquecimento, mas, se não deixa de pertencer à Igreja, não vamos investir", disse.

Fonte: EFE

Nenhum comentário:

Postar um comentário