Páginas

sexta-feira, 31 de julho de 2009

OMG News : André Valadão sob suspeita de gripe suína após passar mal em show

Segundo o site Creio, o cantor André Valadão passou por dias difíceis na última semana. Após um show realizado na segunda-feira (27) na Comunidade Evangélica Leão de Judá,em Jandira (SP), Valadão sentiu-se mal e teve que encarar uma série de exames em hospitais de Belo Horizonte sob a suspeita da nova gripe

Segundo a assessoria de imprensa do cantor, o susto já foi amenizado. Acompanhado do pai, o pastor Márcio Valadão, André recebeu a notícia de que seu mal estar era sim uma gripe, mas do tipo comum. Ao sair do hospital, a recomendação médica foi apenas repouso, líquido, e vitamina C.

Ainda segundo a assessoria do cantor, nenhum show teve de ser cancelado e a agenda de André continua a todo vapor. O cantor e pastor pregou na última terça-feira em BH e já está 100 por cento recuperado. Ainda hoje, André viaja e dá continuidade a maratona de shows já confirmados, como sua apresentação na Festa de Peão de Boiadeiros de Barretos (SP) e no Sky Sensation, no Hopi-Hari.

OMG News :Debates acalorados marcam tramitação de proposta contra homofobia

Durante o período em que tramitou na Comissão de Direitos Humanos e Legislação Participativa (CDH), o PLC 122/06, que criminaliza a homofobia, foi debatido em uma acalorada audiência pública. Nem mesmo as rosas brancas distribuídas na ocasião por militantes da Associação Brasileira de Gays, Lésbicas, Bissexuais, Travestis e Transexuais (ABGLT) arrefeceram a polêmica. Leia mais aqui...Presente ao debate, Ivair Augusto dos Santos, representante da Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República, defendeu a aprovação da proposta argumentando que os homossexuais convivem rotineiramente com a discriminação e a violência. A cineasta Tizuka Yamasaki, que tem um filho gay, também argumentou que a proximidade afetiva tem o poder de cortar a barreira da discriminação. Mesmo condenando atos discriminatórios contra homossexuais, representantes de grupos católicos e evangélicos defenderam a rejeição do projeto. Para o assessor da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) Paulo Leão, além de inconstitucional, o projeto atentaria contra a liberdade de opinião. Opinião semelhante foi manifestada pelo reverendo Guilhermino Cunha, para quem a livre manifestação de afeto por homossexuais em locais públicos, como garante o projeto, feriria a Constituição e o Código Penal. Na ocasião, a senadora Ideli Salvatti (PT-SC) sustentou que as desigualdades não serão superadas se as diferenças não forem encaradas com fraternidade e respeito. Para a senadora Patrícia Saboya (PSB-CE), quem discrimina homossexuais deve ser punido com rigor. Também se declararam a favor do projeto os senadores Geraldo Mesquita Júnior (PMDB-AC) e Serys Slhessarenko (PT-MT). Contrário à aprovação do texto, o senador Marcelo Crivella (PRB-RJ) defendeu a revisão de alguns pontos a partir de negociação entre as partes. O senador Magno Malta (PR-ES) avaliou a proposta como "draconiana", afirmando que a mesma seria inconstitucional. Enquanto o projeto tramita no Congresso, as manifestações favoráveis e contrárias à proposta ganharam a internet. Diversos espaços de discussão foram criados na rede mundial de computadores, entre os quais os sites do movimento Lésbicas, Gays, Bissexuais e Transgêneros (https://www.naohomofobia.com.br) e o da União dos Blogueiros Evangélicos (http://www.ubeblog.com/2007/11/pl-1222006-votem-contra-todos-os.html). Fonte: Agência Senado

segunda-feira, 27 de julho de 2009

OMG News: Professora cristã abandona curso de Direitos Humanos após oposição dos alunos

Saiu no N.Y. Times que uma professora de Direito de Cingapura que deveria dar um curso de direitos humanos na Escola de Direito da Universidade de Nova York (NYU) neste outono se afastou depois que os alunos protestaram dizendo que ela tinha uma postura homofóbica.

A Dr. Thio Li-ann, professora da Universidade Nacional de Cingapura, que também é intregrante do Parlamento de seu país, havia se oposto à anulação de uma lei do código penal - conhecida como Seção 377A - que criminaliza o sexo entre homens.

Durante um debate parlamentar em outubro de 2007, Thio disse que "anular o 377A é o primeiro passo de um projeto político radical que iria subverter a moralidade social, o bem comum e enfraquecer as nossas liberdades". Ela também disse que a homossexualidade era um "transtorno de identidade de gênero" e que o sexo anal era equivalente a "enfiar um canudo pelo nariz para beber".

O discurso atraiu uma atenção considerável na época, assim como a oposição à sua nomeação na NYU, de acordo com um artigo de 10 de julho do The Straits Times, jornal de língua inglesa de Cingapura.

Numa declaração divulgada na noite de quarta-feira, Richard L. Revesz, reitor da escola de direito da NYU, disse que Thio havia mudado de ideia sobre lecionar por causa da "atmosfera de hostilidade por parte de alguns membros de nossa comunidade em relação às suas ideias e por causa do pouco número de matriculados em suas disciplinas". Como resultado, "a escola de direito irá portanto cancelar o curso de 'Direitos Humanos na Ásia' e o seminário sobre 'Constitucionalismo na Ásia', que ela deveria ensinar."

Thio havia sido nomeada como professora de direito visitante. Uma mensagem de e-mail enviada para o seu escritório em Cingapura retornou na quarta-feira com uma resposta automática de ausência.

Nas últimas semanas, um grupo de estudantes e alunos formados enviou mensagens de e-mail para funcionários da NYU, pedindo que a nomeação de Thio fosse anulada. Uma petição online assinada por 748 pessoas, incluindo estudantes e alunos formados, disse que "ao trazer a Dr. Thio para a NYU, a escola de direito está agindo de forma contrária à sua própria política de não discriminação e enfraquecendo seu compromisso com o avanço dos direitos humanos no mundo."

Ryan Golden, que é homossexual e entrará para o segundo ano de direito no outono, disse na quarta-feira numa entrevista: "Muitos estudantes escolhem a NYU porque ela tem uma reputação de ser simpática aos homossexuais e fortemente comprometida com os direitos humanos, e este é um movimento na direção errada."

Golden disse que ele havia trocado mensagens de e-mail com Thio nas últimas duas semanas, e que ela havia defendido seus comentários sobre a homossexualidade e o acusou de interpretar erroneamente e distorcer suas ideias.

Numa declaração de 9 de julho, Revesz disse que apesar de a escola rejeitar o ponto de vista expresso por Thio, "acreditamos que a liberdade acadêmica exige que a discordância se expresse através de um vigoroso debate civil, e não através da tentativa de suprimir essas visões".

Thio descreveu a si mesma numa entrevista ao The Straits Times em novembro de 2007 como uma ex-ateia que se converteu ao cristianismo aos 19 anos quando estudava na Universidade de Oxford. Ela disse que havia recebido e-mails violentos depois de falar contra a anulação da Seção 377A.

"Este é o meu batismo de fogo", disse ela, segundo o jornal. "Há oito meses, eu era uma acadêmica feliz, tranquila, escrevendo meus pequenos artigos que ninguém nunca lia, exceto os 200 pobres alunos que precisam fazer as minhas provas. E talvez três acadêmicos fora do país."


OMG News: Juiz obriga advogadas a vestir véu islâmico em Gaza

O mais alto magistrado da Faixa de Gaza, o líder da Suprema Corte, Abdul-Raouf Halabi, determinou neste domingo que todas as advogadas que atuam no território são obrigadas a usar véus (hijab) e trajes tradicionais (jibab) em tribunal a partir de setembro.

A decisão está sendo vista como um sinal de que o grupo ativista islâmico Hamas – que controla Gaza – está aos poucos impondo as suas rígidas regras para os moradores da região.

O grupo, no entanto, nega ter este objetivo.

A maior parte das advogadas que atuam em Gaza já usava o véu de qualquer jeito, mas o Centro Palestino para Direitos Humanos (CPDH), com sede no território, criticou a medida, afirmando que ela fere os direitos individuais e das mulheres.

Em um documento divulgado no website da organização de direitos humanos, o CPDH afirma que a decisão fere a Lei Básica Palestina de 2003 e o Estatuto de Vestuário de Advogados de 1930.

O comunicado enuncia sete pontos que supostamente estariam sendo violados pela decisão.

Halabi, por sua vez, afirma que a regra foi criada para garantir que mulheres se vistam de acordo com a lei islâmica, que exige que mulheres cubram os cabelos em público e usem roupas folgadas que deixem apenas mãos e rostos à mostra.

O Hamas tomou o poder em Gaza em junho de 2007 e, na época, disse que não obrigaria a população a adotar os seus valores conservadores. No entanto, nos últimos meses, várias medidas parecem estar radicalizando o território.

A polícia vem pressionando comerciantes a cobrir "corpos" de manequins em vitrines, e nas praias, homens vêm sendo advertidos para vestirem mais roupas.

Fonte: BBC Brasil

OMG News: Direita cristã força religião nos currículos nos EUA

A direita cristã quer interferir mais uma vez no currículo das instituições de ensino americanas. Após tentar banir as idéias evolutivas de Charles Darwin das aulas de biologia, evangélicos agora querem convencer as autoridades do Texas do papel do cristianismo na história dos Estados Unidos.

Mas os críticos vêem a medida como uma tentativa de introduzir ensinamentos religiosos nas escolas por meio de subterfúgios.

Segundo reportagem do jornal britânico The Guardian, o comitê de educação do Texas está considerando a proposta e já apontou um grupo de especialistas para revisar os currículos de história das escolas do estado. Se a ideia for aprovada, as crianças americanas deverão aprender que não haveria Estados Unidos se não fosse por Deus.

Entre os membros do grupo, está um padre radical cristão que diz estar lutando pela moral da alma americana.Outro membro é David Barton, fundador de um grupo de herança cristã denominado WallBuilders. De acordo com o jornal, ele defende que o currículo deve refletir o fato de a Constituição dos Estados Unidos ter sido escrita com Deus em mente e que "o governo existe primeiramente para proteger direitos divinos concedidos a cada indivíduo".

No grupo de "especialistas" também está o reverendo Peter Marshall, que defende que a guerra do Vietnã e o furacão Katrina foram punições de Deus pela promiscuidade sexual e tolerância de homossexuais. "Diante de tantas evidências históricas da influência da fé cristã na fundação da América, é simplesmente inaceitável para padrões acadêmicos que, ao longo de estudos sociais [de modelos de currículos], eu só tenha encontrado uma referência do papel da religião no passado dos Estados Unidos", escreveu Marshall em seu relatório.

As recomendações do grupo apontado pelo comitê de educação foram vistas como "preocupantes". "Não acho que alguém discorde que a fé teve um papel na nossa história", disse Dan Quinn, do Texas Freedom Network. "Mas é um exagero dizer que ela desempenhou o papel descrito por David Barton e Peter Marshall. Eles são absurdamente desqualificados como especialistas. É uma maneira muito enganosa e sorrateira de distorcer o currículo nas nossas escolas públicas", avaliou.

Fonte: Veja online

OMG News : Obama 'quer acordo amplo de paz' no Oriente Médio, diz enviado dos EUA

Os Estados Unidos deram início neste domingo a uma ofensiva diplomática no Oriente Médio, tentando passar a mensagem de que o governo do presidente Barack Obama tem a ambição de chegar a um "acordo amplo" de paz na região.

O enviado americano para o Oriente Médio, George Mitchell, se reuniu com o presidente da Síria, Bashar Assad, a quem pediu "cooperação total" na tarefa.

Na capital síria, Damasco, Mitchell disse que restabelecer a paz entre a Síria e Israel é um "objetivo de curto prazo".

Depois, viajou para Jerusalém para promover o diálogo entre Israel e os palestinos.

Síria

Foi a segunda visita de Mitchell à Síria desde junho, indicando o quanto as relações sírio-americanas foram colocadas em melhor termo desde a posse de Barack Obama, no início do ano.

A repórter da BBC em Damasco Lina Sinjab disse que o governo sírio vê a iniciativa como um importante passo para alcançar a paz.

Entretanto, segundo a correspondente, o compromisso de Obama com o diálogo é "bem-vindo mas não com muito entusiasmo".

"Retomar as Colinas de Golã de Israel é uma prioridade aqui", ela afirmou, referindo-se à reivindicação síria que perdura desde que o Estado vizinho ocupou essa porção de território em 1967.

Além disso, ela relatou, ainda existem "áreas de desentendimento" entre os Estados Unidos e a Síria, como o crucial apoio de Damasco aos grupos Hezbollah, no Líbano, e Hamas, nos territórios palestinos.

Ainda assim, Mitchell elogiou a visita ao país e disse que a tentativa de alcançar a paz na região é um "esforço histórico".

"Para sermos bem-sucedidos, precisamos que árabes e israelenses trabalhem conosco para chegar a uma paz ampla. A cooperação total do governo da República Árabe da Síria neste esforço histórico é bem-vinda", afirmou.

Israel

Na segunda parte de seu giro pelo Oriente Médio, George Mitchell tentará em Jerusalém promover as negociações entre Israel e os palestinos, em um momento em que as relações entre os americanos e israelenses estão particularmente frias.

A correspondente da BBC para o Oriente Médio, Katya Adler, disse que o governo de Barack Obama tem adotado para com a liderança israelense um tom duro e até mesmo "incomum para um presidente americano".

Washington pediu a Israel que pare a construção de assentamentos judeus na Cisjordânia - o que foi negado por Israel, que afirmou que não conterá o que chama de seu "crescimento natural" na área.

Antes do encontro com Mitchell, o primeiro-ministro israelense, Benjamin Netanyahu, disse que espera chegar a um acordo com os Estados Unidos.

"Esta relação é importante e forte. Naturalmente, no contexto de relações amigáveis entre aliados, não há concordância em todos os pontos, e em vários temas estamos tentando chegar a um entendimento", afirmou.

Os esforços americanos para o Oriente Médio continuarão nesta semana com outras visitas a Israel: o secretário de Defesa americano Robert Gates e o Conselheiro para Segurança Nacional James Jones.

Espera-se que o programa nuclear iraniano esteja na pauta dos encontros.

Fonte: BBC Brasil

domingo, 26 de julho de 2009

OMG News:Coreia do Norte executa mulher que distribuía Bíblia, dizem ativistas

Uma mulher cristã acusada de distribuir a Bíblia, livro banido na comunista Coreia do Norte, foi executada publicamente pela infração no mês passado, informaram ativistas sul-coreanos nesta sexta-feira. Ela foi morta na cidade de Ryongchon, perto da fronteira com a China.

Mãe de três filhos, Ri Hyon Ok, de 33 anos, também foi acusada de ser espiã da Coreia do Sul e dos Estados Unidos, e de organizar dissidentes, segundo um grupo direitista de Seul, citando documentos obtidos sobre ações no país vizinho.

De acordo com o relatório da Comissão de Investigação sobre Crimes Contra a Humanidade, o marido, os filhos e os parentes de Ri foram enviados a uma prisão política no dia seguinte à sua execução, em 16 de junho. A agência de notícias oficial da Coreia do Norte não se pronunciou sobre o caso.

A morte é o mais recente capítulo violente envolvendo religião na Coreia do Norte, um país onde o cristianismo floresceu e cuja capital, Pyongyang, já foi conhecida como a "Jerusalém do Oriente" pela predominância da fé cristã.

A Constituição do país garante a liberdade religiosa, mas, na realidade, o regime comunista restringe severamente a prática de religiões. O culto à personalidade criado pelo fundador Kim Il-sung e usufruído por seu filho, o atual líder Kim Jong-il, serve como uma espécie de religião do Estado. Aqueles que violam as restrições são comumente acusados de crimes como espionagem ou atividades contra o governo.

Quatro igrejas têm autorização do governo para funcionar: uma católica, duas protestantes e uma ortodoxa russa. No entanto, elas atendem somente os estrangeiros, pois norte-coreanos não podem comparecer às missas. Ainda assim, estima-se que mais de 30 mil cidadãos pratiquem a fé cristã escondidos, o que representa um grande risco pessoal, dizem desertores e ativistas.

Um estudo americano sobre abertura religiosa no mundo divulgado em maio de 2008 afirma que "não há genuína liberdade religiosa" na Coreia da Norte.

"As práticas e locais autorizados à reza (...) são fortemente controlados e usados para disseminar a mentalidade política e diplomática do governo", afirma o relatório. "Outras atividades públicas e privadas são proibidas e qualquer pessoa que for descoberta se engajando em práticas clandestinas sofre discriminação por parte das autoridades, é presa e, possivelmente, executada", acrescenta.

- A Coreia do Norte parece ter julgado que as forças cristãs poderiam representar um perigo para seu regime - disse o ativista Do Hee-youn à AP nesta sexta-feira em Seul.

Segundo o estudo americano, há cerca de 6 mil cristãos presos na "Prisão nº 15", no Norte do país, onde presos religiosos têm tratamento pior que os demais.

Fonte: O Globo online

OMG News : Oficiais constroem trincheiras para proteger cristãos

As forças de segurança no Iraque estão construindo trincheiras para proteger os cristãos.

A agência de notícias International Christian Concern (ICC) soube que, após as explosões em igrejas que deixaram quatro mortos e diversos feridos, as forças de segurança estão construindo trincheiras para proteger os cristãos de futuros ataques.

Os oficiais iraquianos estão agindo para tomar medidas de proteção para os cristãos na cidade de Tilkaif e Hamdaniya, ao norte da província de Nínive.

As trincheiras são construídas por causa da grande quantidade de bombardeios contra igrejas iraquianas nos dias 11 e 12 de julho em Bagdá e Mosul.

Essas trincheiras exigem que as pessoas entrem nas cidades através de 4 ou 5 pontos de segurança, dificultando o contrabando de armas e bombas. “A construção dessas ‘barreiras’ é algo triste, mas nos lembra de como a situação dos cristãos assírios, caldeus e siríacos é preocupante”, diz Michael Youash, diretor do projeto a favor da democracia no Iraque.

Os cristãos iraquianos são alvos de ataques de fundamentalistas, gangues criminosas e outros grupos armados, que estão empenhados em exterminar o cristianismo do país. Milhares de cristãos iraquianos foram mortos por sua fé, e estima-se que 1,2 milhões de cristãos já abandonaram suas casas desde 2003.

O diretor regional do ICC na África e Oriente Médio afirma: “A construção dessas trincheiras para proteger os cristãos iraquianos é bem-vinda, mas não é o suficiente. Os oficiais iraquianos devem fazer justiça e buscar uma solução para o sofrimento dos cristãos no Iraque”.

Fonte: Portas Abertas

sexta-feira, 24 de julho de 2009

OMG News:Protestantes ganham liberdade de religião

Há 477 anos, no dia 23 de julho de 1532, foi assinado o acordo conhecido como Nürnberger Anstand (Paz de Nurembergue). Ele garantia liberdade de religião aos evangélicos que colaborassem na guerra contra os turcos. Mesmo com a Reforma Protestante, por Martinho Lutero (foto), em 1517, a igreja evangélica só foi reconhecida oficialmente, 15 anos depois.

Após a fixação das teses da Reforma Protestante, em 31 de outubro de 1517, por Martinho Lutero, ainda demorou muito para que a nova religião se impusesse na Alemanha e obtivesse o reconhecimento da Igreja Católica. Em 30 de maio de 1518, Lutero enviou suas teses ao papa Leão 10º, pois estava convicto de que o Sumo Pontífice iria apoiá-lo.

A 3 de janeiro de 1521, Lutero foi oficialmente excomungado da Igreja Católica (Édito de Worms). Numa época em que Estado e Igreja eram fortemente aliados, não tardou para que Lutero e seus seguidores tivessem também os direitos civis cassados, o que acabou acontecendo em 26 de maio de 1521.

Lutero exilou-se, secretamente, no Castelo de Wartburg, com o apoio de Frederico, o Sábio, príncipe-eleitor da Saxônia. No exílio, Lutero trabalhou no seu maior legado: em dois meses traduziu a Bíblia para o alemão. Em 1518, o reformador havia conhecido aquele que seria seu braço direito no processo da Reforma: o estudioso alemão Philipp Melanchthon.

Carlos 5º, rei da Espanha e imperador do Sacro Império Romano da Nação Germânica a partir de 1530, ordenou aos teólogos católicos a elaboração de uma refutação da confissão dos evangélicos. Esta refutação foi apresentada à Dieta de Augsburg no dia 3 de agosto. Ela exigia apenas a submissão dos evangélicos à autoridade da Igreja Romana. Mais do que nunca, tornou-se evidente que as diferenças entre as duas igrejas eram profundas e inconciliáveis.

Ainda em Augsburg, Melanchthon redigiu uma apologia à Confissão. Carlos 5º não a aceitou, por achar que os protestantes deveriam capitular. A Dieta lhes concedeu o prazo até 15 de abril de 1531 para voltarem ao seio da igreja romana e exigiu rigoroso cumprimento do Édito de Worms.

Necessidade de aliança militar

Embora desaconselhada por Lutero, foi constituída em fevereiro de 1531 uma poderosa agremiação política dos príncipes luteranos, denominada Liga de Esmalcalde (em referência à cidade na Turíngia, leste alemão). Porém, em vista do perigo representado pelo Exército turco às portas do império, em Viena, o imperador dependia da ajuda militar dos príncipes protestantes.

A liberdade religiosa aos protestantes foi tolerada com a assinatura da Paz de Nurembergue, em 23 de julho de 1532. Essa tolerância seria dada até a realização de um concílio da Igreja. O papa Paulo 3º, no entanto, empenhou-se com todos os meios para evitar que este concílio se realizasse em território germânico. O Concílio de Mântua, convocado por Paulo 3º, em 1537, para "exterminar a peste luterana", como ele próprio se expressou, acabou não acontecendo.

Como os nobres protestantes estivessem convictos de que o encontro não seria livre, negaram-se a participar do Concílio de Trento (1545 - 1563), que desencadeou a contra-reforma, no pontificado de Paulo 3º.

Somente a Paz de Augsburg, em 1555, atendeu, de certa forma, aos anseios dos protestantes, pois incluiu a tolerância religiosa nos seguintes termos: os príncipes e cidadãos do império respeitariam a filiação religiosa de cada um e o povo teria a opção de adotar a confissão religiosa do respectivo domínio ou de emigrar a território que tivesse a confissão desejada.

Fonte: DW World

OMG News: Gravação do novo DVD de Soraya Moraes é marcada por adoração

A Igreja Apostólica Casa Firme, em São Paulo, se transformou em um verdadeiro santuário durante a gravação do novo DVD da cantora Soraya Moraes. As cerca de 2 mil pessoas que participaram do evento, realizado no último sábado, dia 18/7, viveram momentos de adoração e busca ao Espírito Santo.

Um dos diferenciais da gravação foi o belo espetáculo de luzes e cores que garantiu a modernidade do cenário, assinado pela empresa Objeto de Luz. Durante a abertura do evento, o Diretor Superintendente da Line Records, André Luiz Dias, falou sobre a repercussão esperada para o trabalho. “Temos certeza que essa gravação irá contribuir para o avanço do Reino de Deus nesse mundo. Tudo que será captado aqui chegará a inúmeros lares, mostrando o Senhor Jesus e aquilo que Ele tem a oferecer para quem não o conhece”, disse.

O status de ser a brasileira que possui o maior número de premiações no Grammy Latino não desvirtuou os objetivos de Soraya Moraes. A cantora, que também é compositora, pastora e escritora, sempre priorizou a pregação do Evangelho. “Não estamos em um show, mas sim em um momento de adoração. Busquei muita unção do Senhor para que este DVD seja além de música, seja um renovo para as pessoas. Escolhi uma igreja para gravá-lo porque nosso trabalho é voltado para a edificação do corpo de Cristo”, declarou.

Soraya abriu o evento relembrando os sucessos “Reina o Senhor”, “Nossa Justiça”, “Leão e Cordeiro” e “Som da Chuva”. Intercalando momentos de ministração e busca ao Espírito Santo, a cantora apresentou um repertório de 16 músicas, incluindo as inéditas “Quão Grande É O Meu Deus”, “Alfa e Ômega”, “Te Honramos Senhor” e “Glória”.

Ao apresentar um pout pourri de músicas que retratam a grandeza de Deus, a cantora contou com a participação mais que especial do Pr. Adhemar de Campos. Na canção “Vem O Meu Amado”, foi a vez de Luiz Cláudio dividir o palco com a artista. Já em “Te Honramos Senhor”, o dueto foi com Paulinho Zuckini e, em “Oração”, com o tenor Márcio José.

Ao final do evento, Soraya foi só sorrisos e mostrou-se orgulhosa com a filha Rayssa Moraes, que estreou como guitarrista. “Estou muito feliz nesta noite, foi tudo maravilhoso, principalmente a emoção do público. A presença de Deus já era de se esperar, já que aqui é uma casa de adoração, mas confesso que me surpreendi. Uma emoção a parte foi a Rayssa, que está iniciando seu ministério. Sempre achei que ela não seguiria o caminho da música, devido à agitação do trabalho, mas de repente ela começou a estudar, se aperfeiçoou e hoje demonstrou que realmente tem talento. Tocou durante todo o evento e ficou bastante a vontade no palco”, comemorou Soraya.

Fonte: Assessoria de Imprensa Line Records

quinta-feira, 23 de julho de 2009

OMG News:Ex-cantora gospel vira funkeira e critica cantores evangélicos

Depois de dois discos de música evangélica, um em 1997 e outro em 2006, e a desilusão com os artistas gospel, Cláudia Machado resolveu dar uma guinada em sua carreira musical e acaba de se lançar como Madame Funk, com a música "Eu nasci pra ser madame".

“Sou cristã, mas me decepcionei muito com os cantores evangélicos. Tem muita gente que canta uma verdade como sendo a sua, mas nunca sentiu aquela emoção. Não dá para falar sobre certos sentimentos envolvendo Jesus sem ter vivido aquilo”, diz Cláudia, que conta ter sido muito criticada quando resolveu migrar para o funk: “Teve gente falando que eu tinha feito pacto com o diabo.”

Mas a funkeira, que ainda trabalha como publicitária, parece não estar nem aí para as críticas e já aponta suas armas contra as novas colegas. “É muito triste ver uma mulher cantando um funk, em que a mulher é tratada como objeto. Quero ser bem tratada”, diz a Madame Funk. E continua: “Essas letras que estão por aí não podem ser ouvidas por toda a família.”

Ex-cantora de coral, ela ainda é mais dura quando avalia a qualidade das concorrentes: “Não dá para dizer que estas meninas como a Valesca e a Tati Quebra-Barraco são cantoras. Elas só gritam. Não cantam nada.”

Fonte: Gospel +

OMG News: Evangélicos devem somar 50 milhões em dezembro

Em dezembro de 2009 os evangélicos devem somar 49,8 milhões no Brasil, 25,4% de um total de 196,5 milhões de brasileiros e brasileiras. A persistir essa curva de crescimento, em 2020 os evangélicos serão 100 milhões no país.

A projeção é do Ministério de Apoio com Informação (Mai), liderada pela matemática Eunice Stutz Zillner, 51 anos, membro da Igreja Presbiteriana Independente do Ipiranga, de São Paulo. O Mai foi criado por Eunice e seu marido, o engenheiro eletrônico Marcos Zillner, em 2003.

Com base em dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o Mai realiza projeções e análises, proporciona treinamentos e consultoria a igrejas. “Nosso desejo é que os números incomodem e gerem trabalho, evangelização”, declarou Eunice em entrevista para Andréa França, da Revista Graça.

O Mai quer mostrar onde é necessário investir em evangelismo. “Não estou interessada em sensacionalismo, em apresentar dados chocantes, mas, sim, em ‘fotografar a situação’ e ‘revelar a foto’ mais nítida possível”, explicou a matemática.

Segundo o Censo de 2000, o Norte do Brasil, com 19,8%, era a região com maior presença evangélica, e, conforme as projeções do Mai, continuará com essa posição e terá 32% em dezembro de 2009, seguidas das regiões Centro Oeste, com 31%, Sul, com 19,8%, e Nordeste com 19,2%.

Roraima é o Estado da federação que reúne o maior percentual de evangélicos (46,8%), com 226,3 mil, de um total de 483,6 mil habitantes, seguido do Amazonas, com 41,9%, Acre, com 39,9%, Rio de Janeiro, com 36,3%, Distrito Federal, com 35,9%, e Espírito Santo, com 35,2%.

Fonte: ALC

OMG News: Presidente russo propõe unesco como fórum inter-religioso

O presidente russo, Dmitri Medvédev, propôs ontem que a Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura, UNESCO, se transforme em tribuna de diálogo inter-religioso.

O líder do Kremlin louvou a decisão da Organização de criar um grupo de alto nível, encarregado do diálogo inter-religioso, e disse que este tema deve ser discutido globalmente. Em reunião com o diretor geral da UNESCO, Koichiro Matsuura, Medvédev citou o exemplo a experiência singular de diálogo inter-religioso na Rússia, “acumulada durante séculos”, e assegurou que em seu país, “são respeitados os direitos de todas as confissões”.

O Kremlin espera que o novo Grupo permita “criar um mecanismo eficaz de consultas entre a ONU e as confissões tradicionais para contribuir na solução de conflitos religiosos, evitar a difamação das religiões e preservar os santuários religiosos que se encontram em áreas de conflito armado”.

O grupo de alto nível da ONU, integrado por diversos líderes religiosos e encabeçado pelo patriarca ortodoxo russo Kiril, se reúne hoje no mosteiro de São Daniel, em Moscou, para deliberar sobre as recomendações à UNESCO e à ONU.

Na reunião, estarão presentes o líder do departamento de muçulmanos do Cáucaso, Xeque Alahshukiur Pashazadé, do Azerbaijão; o secretário geral adjunto da Liga Islâmica Mundial, Mohamad Hayat, da Arábia Saudita; o Grã-rabino de Israel, Yona Metzger, e o rabino norte-americano Arthur Schneider. O representante da Igreja Evangélica da Alemanha será Martin Schindehutte, e em nome da Igreja Católica, estará na reunião o arcebispo Antonio Menini, Núncio apostólico junto à Federação russa.

Fonte: Rádio Vaticano

terça-feira, 21 de julho de 2009

OMG News:Kaká é consagrado presbítero e está perto de se tornar pastor da Renascer

Neste domingo, 19 de julho, o jogador da Seleção Brasileira e do Real Madrid, Kaká, foi ungido a presbítero durante um culto na Igreja Renascer, da Flórida/EUA. Caroline Celico, mulher do jogador e pastora da igreja, ficou ao lado dos líderes Estevam e Sônia Hernandes enquanto oravam.

Ser presbítero é o último estágio de Kaká antes de se tornar um pastor.

'' Hoje é uma noite muito especial para mim, terminei o curso de presbítero e fiz a prova com o Apóstolo Estevam, que não foi facil e hoje eu vou ser ungido presbitero com grande alegria'' disse Kaka.

Kaka ainda falou da grande alegria de ter sido negociado com o Real Madrid, sendo umas das 3 maiores negociações já feitas no futebol mundial, " As pessoas perguntam se eu estou valendo tudo isso e eu realmente digo que não sei, mas sei que Jesus pagou um preço, muito maior por mim e por quem pagou este valor'', diz Kaka e também falou da honra de ter conquistado a Copa das Confederações e de ser o melhor jogador da Copa.

Antes da unção com óleo, cerimônia no qual o fiel é oficializado, o atleta contou sua experiência de estar envolvido entre as três maiores transações do futebol mundial. “As pessoas me perguntam se valho todo esse dinheiro. Não sei, mas de uma coisa tenho certeza: Jesus pagou um alto preço por minha vida e sua”, falou o craque.

“Depois de muitas aulas, está sendo ungido como presbítero o Kaká” disse o apóstolo. O Kaká vem tendo aulas com o Apóstolo Estevam desde 2007, e depois da prova final (ministrar para o Apóstolo), ele conseguiu bom éxito. “Posso garantir que a prova fui dura, muitos bispos tentaram a primeira vez e não conseguiram passar” finalizou o Apóstolo.

O culto foi transmitido via satélite para dezenas de regionais da Renascer, como acontece aos domingos.

Em Madri, Kaká deve, por conta do ofício, auxiliar a esposa na implantação e direção da Igreja Renascer na capital espanhola.

Fonte: IGospel e Gospel +

OMG News: Cantor André Valadão faz primeiro show gospel da Festa de Barretos

Pela primeira vez em 54 anos a Festa do Peão de Boiadeiro de Barretos (SP) receberá um show gospel, com André Valadão. Essa é a maior festa de peão do Brasil, pessoas de diversas partes do país e do mundo vão à Barretos todos os anos para participar da programação de shows, rodeios, parques de diversão, entre outras atividades.

Marcado para o dia 24 de agosto a noite da apresentação de André Valadão gera grandes expectativas por se tratar do primeiro show gospel da festa. Na oportunidade André Valadão destaca a importância da inserção da música gospel e cristã em festividades como estas. “A música gospel é cultura! É positiva e traz uma reflexão espiritual na vida das pessoas”, explica o cantor.

André Valadão é precursor no Brasil de apresentações em festas seculares como a Festa de Peão de Barretos. Ele foi o primeiro show gospel em várias festas e cidades do país. “Mais que entretenimento é tempo de buscar a Deus”, diz. O cantor foi pioneiro em cidades como Ourinhos (SP), Londrina (PR), Maringá (PR), Alegre (MT), Sabará (MG), Jaguariúna (SP), Cotia (SP), Mimoso do Sul (ES), Cordeiro (RJ), Resende (RJ), Manhuaçu (MG), Itaocara (RJ), Rondonópolis (MT), Araraquara (SP), Linhares (ES), Fernandópolis (SP), Governador Valadares (MG), Quissamã (RJ), Votuporanga (SP), Paty do Alferes (RJ) e Paraúna (PA) e agora chegou a vez de Barretos, a maior festa de peão do Brasil!
Fonte: Site do Cantor

OMG News: Pedido de autorização judicial para transfusão de sangue é negado por causa de religião

O Juiz André Nicolitt, do Plantão Judiciário, negou o pedido de autorização judicial feito pela Casa de Saúde e Maternidade Joari para realizar uma transfusão de sangue em um paciente que se recusou a passar pelo procedimento.

O idoso José Ferreira, de 81 anos, é Testemunha de Jeová, religião que não permite que seus adeptos recebam sangue de outras pessoas. Ele está lúcido e conhece os riscos, mas prefere seguir sua fé, como comprova uma certidão apresentada por seu advogado. O paciente tem insuficiência renal, hemorragia digestiva e graves problemas nas artérias.

Sobre a situação do médico que cuida do caso do idoso, o juiz afirmou que "ao proceder à intervenção no intuito de salvar a vida, o médico age em cumprimento ao seu dever ético profissional. Por outro lado, se não age em respeito à liberdade do paciente, sua omissão está respaldada pela Constituição".

Segundo o juiz, a liberdade do idoso deve ser respeitada e, por isso, o Estado não deve intervir. O magistrado entende que diminuir o sofrimento do idoso é manter viva a sua crença no paraíso. E afirma que mesmo não comungando das convicções religiosas do paciente, os princípios de justiça e a ordem constitucional conduziram a decisão, ainda que esbarrando em suas convicções intuitivas, culturais e religiosas.

Fonte: O Dia online

OMG News: Homem é preso após interromper culto evangélico

Está detido na Unidade Prisional Avançada (UPA) de Campos Novos, no Meio-Oeste, Santa Catarina, um homem que teria se incomodado com o barulho de um culto evangélico na noite de domingo.

Irritado, Walter Rodrigues de Lima, 41 anos, teria efetuado seis disparos em frente à Igreja, localizada na Avenida Caetano Belicanta Neto, no bairro Jardim Bela Vista. Ele foi preso pela Polícia Militar a duas quadras do local religioso.

Por volta das 16h de domingo, a Polícia Militar recebeu uma denúncia de que um homem alcoolizado estaria efetuando disparos de arma de fogo em frente a uma igreja evangélica. Lima teria tentado interromper o culto, dado tiros para o alto, ameaçado uma pessoa e fugido.

Em seguida, segundo a Polícia, o homem teria ido para casa, carregado o Opala, com placas de Campos Novos, com munições diversas, uma espingarda e um revólver 38. Na fuga, teria batido o carro em um poste.

Os policias fizeram buscas nas redondezas da igreja e localizaram Lima. O teste do bafômetro detectou 0.75 mg de álcool por litro de ar expelido pelos pulmões. Ele foi levado à delegacia, onde foi preso em flagrante por dirigir embriagado, porte ilegal de armas e disparo de arma de fogo.

Fonte: Clic RBS

OMG News: Religiões mudam tradições em razão da gripe suína

Cristãos e muçulmanos estão sendo obrigados a mudar de hábitos diante da gripe suína. A Organização Mundial da Saúde vem se reunindo com o Vaticano, com lideranças muçulmanas e de outras religiões para estabelecer um guia sobre como se deve agir caso a pandemia avance.

Ontem, uma fatwa - espécie de lei religiosa do Islã - sugeriu que muçulmanos possam deixar de fazer a peregrinação a Meca por causa da gripe.

"Pela primeira vez, líderes religiosos e a OMS estão conversando", explicou Ted Karpf ao Estado. Ele é o responsável, na OMS, por manter o diálogo com entidades religiosas. Sua meta é estabelecer um guia para as religiões até o fim do ano.

"Durante a peste na Idade Média, tudo fechou. Mas as igrejas ficaram abertas. Em 1918, ocorreu o mesmo com a gripe espanhola", afirmou Karpf. "Desta vez, atuamos com base na ciência e estamos conseguindo de líderes religiosos que estabeleçam orientações aos centros espalhados pelo mundo sobre eventuais mudanças de comportamentos e rituais, além da possibilidade futura de fecharem suas paróquias."

Ontem, a principal liderança xiita do Líbano, o aiatolá Mohammed Hussein Fadlallah, alertou que pessoas que temessem o novo vírus não deveriam fazer neste ano a peregrinação a Meca e Medina, na Árabia Saudita. Mas, na fatwa que emitiu, alertou que o hajj - o evento de ir até Meca - não deveria ser cancelado por inteiro.

O hajj ocorre em dezembro e autoridades sanitárias dos países islâmicos estão preocupadas, pois o evento chega a reunir 3 milhões de pessoas. O Ministério da Saúde da Arábia Saudita já recomendou que crianças, idosos e pessoas com doenças crônicas evitem o hajj.

Cristãos também se adaptaram. Na Argentina, a Igreja Católica recomendou a padres que façam a comunhão sem colocar a hóstia na boca dos fiéis. A saudação de paz também foi suspensa. No Reino Unido, a Igreja Anglicana recomendou evitar água benta. Nos EUA, a Igreja Batista cancelou missas.

BRASIL E ARGENTINA

A Secretaria da Agricultura do Rio Grande do Sul informou que não há registro de porcos com a gripe suína no Estado. Na sexta, a Argentina detectou porcos contaminados por humanos com o A(H1N1). Em Buenos Aires, o secretário da Saúde da província, Claudio Zin, afirmou que a pandemia deverá durar "de três a quatro anos" e que não está otimista sobre uma vacina a curto prazo: "Essa vacina vai aparecer primeiro para os países do Hemisfério Norte."

Fonte: Estadão

segunda-feira, 20 de julho de 2009

OMG News: NASA abre comemorações pelos 40 anos do primeiro pouso na Lua



O módulo Águia, da Apollo 11, em órbita da Lua, fotografado a partir do módulo de comando Colúmbia .[Imagem: NASA]

No dia 20 de julho será comemorado o 40º aniversário da conquista da Lua. Foi nesse dia, em 1969, que o astronauta Neil Armstrong se tornou o primeiro homem a andar pelo satélite terrestre, após ter percorrido com os companheiros Buzz Aldrin e Michael Collins, a bordo da Apollo 11, os mais de 360 mil quilômetros desde a superfície terrestre.

40 anos de um passo importante

"Um pequeno passo para o homem; um gigantesco salto para a humanidade", foram as palavras ditas por Armstrong e que imediatamente marcaram a história do século 20.

Para marcar os 40 anos de sua mais famosa missão espacial, a Nasa está planejando uma série de eventos e atividades durante este ano. Além de celebrar o programa Apollo, o objetivo é destacar suas conquistas e benefícios derivados do desenvolvimento tecnológico necessário para seu sucesso.

"Celebre a Apollo: Explorando a Lua e descobrindo a Terra" é o nome do projeto de divulgação de informações sobre as missões históricas, atuais e futuras da Nasa.

Site comemorativo

A agência lançou um site especial que traz a história da conquista da Lua, que para o programa norte-americano começou de forma desesperada. Após ter visto os então soviéticos enviarem para o espaço o primeiro satélite (Sputnik, em 1957), o primeiro animal (a cadela Laika, no mesmo ano) e o primeiro homem (Yuri Gagarin, em 1961), não havia outra opção para se sair bem na corrida espacial em plena Guerra Fria a não ser chegar primeiro à Lua.

Quando a União Soviética já projetava suas missões ao satélite, em 25 de maio de 1961, o então presidente norte-americano John Kennedy anunciou o ambicioso objetivo de "levar o homem à Lua e trazê-lo de volta com segurança antes do fim da década".

Início turbulento

Foram precisos oito turbulentos anos, que contaram inclusive com a morte de astronautas (os três da primeira missão, a Apollo 1, em testes na plataforma de lançamento na Flórida) e do próprio Kennedy, assassinado em 1963. Esse início do programa espacial americano foi dramatizado no cinema por meio do filme Os Eleitos.

Mas a poucos meses do fim da década, o módulo lunar da Apollo 11 pousou com segurança na região lunar chamada, não por coincidência, de Mar da Tranquilidade.

Outras cinco missões - as Apollo 12, 14, 15, 16 e 17 - levaram astronautas para a Lua, onde colheram poeira e rochas e realizaram experiências para medir dados físicos, sísmicos, magnéticos e o vento solar na superfície. Andaram, pularam, rodaram com um jipe e até arriscaram tacadas com bolas de golfe. E, desde 1971, nunca mais retornaram. Mas a Nasa planeja voltar com missões tripuladas ao satélite na próxima década.

Árvores da Lua

O site traz curiosidades como a tecnologia e a engenharia envolvidas na construção e direção do módulo lunar até a segurança da superfície. Outra curiosidade são as "árvores da Lua", crescidas a partir de mais de 400 sementes levadas pelo astronauta Stuart Roosa - que fez parte do Serviço Florestal norte-americano - na Apollo 14. Após retornarem à Terra, as sementes foram plantadas em diversos locais dos Estados Unidos e em outros países.

Outro destaque são as muitas fotos, diversas em alta resolução, como da primeira pegada deixada por Armstrong no solo lunar, além de vídeos das missões do programa e de depoimentos de pessoas que descrevem onde estavam e o que sentiram quando viram pela televisão os primeiros passos do homem em outro corpo celeste.

Mais informações podem ser vistas nos sites comemorativos www.nasa.gov/apollo40th e www.nasa.gov/apollo.

OMG News: Classificação indicativa e evangélicos fazem Globo cortar nudez de novelas

O diretor geral da Rede Globo, Octavio Florisbal, disse que, além da classificação indicativa, que hoje está mais rígida, os evangélicos são outro motivo para o desaparecimento das cenas de nudez nas novelas da Rede Globo.

Em "Celebridade", no final de 2003, Juliana Paes mostrou os seios logo no primeiro capítulo. Depois, exibiu o bumbum. Na mesma novela, Deborah Secco fez topless. Em "Páginas da Vida", em 2006, Ana Paula Arósio fez striptease na noite de núpcias de sua personagem.

Cenas como essas sumiram das últimas novelas das oito da Globo. E não vão retornar em "Viver a Vida", a próxima do horário, de Manoel Carlos, um velho adepto da nudez para levantar a audiência.

"Hoje a classificação indicativa está muito mais rígida", justifica Octavio Florisbal, diretor-geral da Globo, sobre o recato das produções da casa.

O executivo aponta ainda mais dois motivos: a adoção de um manual de princípios e valores e a rejeição dos emergentes evangélicos -que hoje têm a opção de trocar as novelas da Globo pelas da Record. "As pesquisas mostram que parte do público é refratário a alguns excessos", afirma Florisbal.

A classificação indicativa, também apontada por autores de novelas como "a nova censura", é a ferramenta pela qual o Ministério da Justiça determina o que é adequado ou não para determinado horário. Cenas de nudez, pelo manual do ministério, só depois das 22h.

Pelas regras em vigor desde 2007, são as próprias emissoras que estipulam a classificação indicativa de suas obras, mas uma equipe do ministério assiste à programação da TV aberta e reclassifica os programas quando julga necessário.

Fonte: Folha de São Paulo – coluna de Daniel Castro

OMG News: Israel participa de projeto para transcrever a Bíblia

O Ministério Exterior de Israel está auxiliando em um projeto chamado “People of the world Inscribe the Bible” (pessoas de todo o mundo transcrevem a Bíblia), que tem como objetivo escrever o texto bíblico à mão em 100 idiomas diferentes.

De acordo com uma matéria da International Christian Embassy Jerusalem (ICEJ), a iniciativa foi da Bible Valley Society, uma ONG israelense, com o apoio do ministério de assuntos externos.

A ICEJ afirma que seis dos exemplares – versões completas em chinês (mandarim e taiwanês), inglês, tâmil e finlandês, e um ainda em progresso em hebraico – foram colocadas em exposição na segunda-feira, no Museu da Bíblia em Jerusalém.

“Esse é um projeto muito significativo para milhões de cristãos ao redor do mundo, e pode atrair mais apoiadores para a nação de Israel”, diz Tery G.C. Ting, representante de Israel em Taiwan.

Os organizadores pretendem alcançar o objetivo de 100 Bíblias em 100 idiomas diferentes nos próximos cinco anos.

Fonte: Portas Abertas

OMG News: Sete cristãos são decapitados por extremistas na Somália

Insurgentes do grupo extremista somali Al-Shabaab, decapitaram sete somalis por serem “cristãos” e “espiões”. Essa notícia foi publicada pela Reuters em 10 de julho. A reportagem afirma que o incidente aconteceu na cidade de Baidoa, na manhã do dia 10.

Segundo a reportagem, embora o al-Shabaab já tenha realizado punições igualmente severas nas regiões sob seu controle, esse foi o maior número de execuções feitas ao mesmo tempo.

A Somália é 99,95% islâmica. Há pouquíssimos cristãos no país, forçados a viver escondidos. Alguns cristãos se refugiaram em países vizinhos.

Alguns dias antes das decapitações, em 25 de junho, o al-Shabaab amputou uma mão e uma perna de quatro adolescentes em Mogadíscio, acusados de roubo. Com essas ações, o al-Shabaab tem ampliado seu reino de terror na Somália.

Na sexta-feira 10 de julho, a comissária das Nações Unidas para os Direitos Humanos, Navi Pillay, disse que essas ações do al-Shabaab são crimes de guerra, assim como as sentenças de morte deliberadas por seus tribunais. Segundo Pillay, os civis, em especial as mulheres e crianças, arcam com a violência no país.

Pillay ainda diz que testemunhas informaram a ONU de que grupos do al-Shabaab “têm feito execuções extrajudiciais, plantado minas, bombas e outros explosivos em áreas civis, e usado os civis como escudos humanos".

Despreocupado com as críticas, os ataques do al-Shabaab às forças do governo continuam. Segundo a Reuters, a força de paz da União Africana (AMISON) alertou o grupo a retroceder em Mogadíscio, caso contrário sofreria retaliação.

Entretanto, a AMISON tem recursos limitados. Confinada a suas bases, eles não podem atacar, apenas agir em defesa.

Na última cúpula da União Africana, os líderes reuniram não concederam mais poder à AMISOM. Eles negaram um pedido do presidente somali Sheikh Sharif Ahmed de que a AMISON o ajudasse a controlar os rebeldes.

Em 12 de julho, o governo somali, com a ajuda da AMISOM, matou 40 combatentes da al-Shabaab que tentavam invadir o palácio presidencial.

Pedidos de oração

1. Interceda pela família dos cristãos que foram mortos. Ore para que seu testemunho de fé encoraje outros a conhecer em Cristo.

2. Peça a Deus para conceder sua graça, pois os rebeldes usam essas ações para incutir medo nas pessoas. Que o Senhor use tais eventos para expandir seu Reino na Somália.

3. Clame a Deus para que tenha misericórdia da Somália.

Fonte: Portas Abertas

OMG News:Presos estão tendo correspondência religiosa censurada

Os prisioneiros internados no presídio Rappahannock em Stafford, no Estado da Virgínia, nos Estados Unidos, estão tendo sua correspondência religiosa censurada.

A American Civil Liberties Union (ACLU), apoiada por grupos como a Prison Fellowship e a fundação Becket para a Liberdade Religiosa, solicitou aos oficiais do departamento de correções na Virgínia para que interrompam a censura de materiais religiosos enviados para os presos.

Em carta encaminhada ao superintendente da prisão, a entidade pediu para que os policiais garantam, por escrito, que a prisão não vai mais censurar passagens bíblicas das correspondências escritas para os detidos, e que revisarão as regras para recebimento de correspondência, a fim de assegurar que as cartas não sejam censuradas apenas por conterem materiais religiosos.

Segundo David Shapiro, advogado da ACLU, os administradores de uma prisão não podem pensar que é normal censurar a Bíblia e outros materiais religiosos sem razão que justifique tal medida. “Tal censura viola os direitos dos presos de praticar sua religião livremente e a liberdade de expressão daqueles que querem se comunicar com os que estão na prisão.”

De acordo com a ACLU, a carta foi estimulada por uma reclamação levada à organização por Anna Williams, cristã que teve seu filho mantido em Rappahannock até ser transferido no início deste ano.

Anna queria enviar material religioso para seu filho, incluindo passagens da Bíblia, para apoiá-lo espiritualmente durante seu confinamento. Mas em vez de entregar as cartas para o filho dela, os oficiais retiraram todo material religioso, destruindo as mensagens que Anna escreveu.

Em uma ocasião, os funcionários da prisão reduziram uma carta de três páginas enviada pela Sra. Williams para nada mais que uma saudação, o primeiro parágrafo da carta e a assinatura “com amor, mamãe”, depois de cortar os trechos bíblicos.

“É fundamental que os oficiais cumpram a lei e a Constituição norte-americana. As pessoas não perdem seus direitos de cultuar só porque estão presas”, argumenta Daniel Mach, diretor do programa de liberdade religiosa da ACLU.

Fonte: Unipress

OMG News: Cerca de 75% dos europeus afirmam que a religiosidade está presente nas suas vidas

Um estudo realizado na Europa concluiu que a religiosidade está presente em 74% dos habitantes do continente. Metade dos inquiridos declarou ter alguma prática religiosa, na maioria casual e apenas individual, ao passo que 15% declararam não ter qualquer princípio religioso.

As conclusões deste inquérito estiveram na base das questões colocadas pelos intervenientes no 25.º Colóquio Europeu de Paróquias, que decorreu na cidade belga de Mons, entre 5 e 10 de Julho.

Porque transmitir a fé? Como fazer chegar Jesus Cristo a pessoas que já vivem alguma religiosidade? A resposta a estas perguntas começou a ser dada por André Fossion: "A graça de Deus é transbordante, sem limites. Ultrapassa-nos. Não a podemos medir. É amor...". "Se Ele nos deu o seu Filho, como não há de dar-nos todas as coisas?"

A transmissão da fé encontra a sua motivação mais profunda na experiência do amor de Deus pela humanidade. Quem vive uma relação intensa de comunhão com Deus, ama o mundo com os mesmos sentimentos divinos, pelo que não o pode condenar pela sua incredulidade.

A evangelização baseia-se em três fontes: a mensagem anunciada por Jesus; a cultura, que deve muito das suas ideias básicas ao cristianismo, nomeadamente na definição dos conceitos de «sujeito» e «liberdade»; e a história de cada pessoa, que apesar de todos os erros, não deixa de manifestar a relação entre Deus e a humanidade.

Se os pais continuam a pedir o Batismo para os filhos, mesmo num mundo secularizado, essa é ocasião propícia para dar razões da fé, para acompanhar os pais antes e depois desse sacramento, referiu Serena Nocetti, Professora de Eclesiologia.

Foi extraordinária a forma como Lode Aerts, jovem Vigário Geral de Gand, Bélgica, falou da transmissão da fé aos jovens, sobretudo através das celebrações litúrgicas. Como exemplo, apontou os encontros de Taizé, em que a Palavra de Deus meditada e os Salmos cantados repetidamente criam um ambiente de comunhão entre os participantes e com Deus.

O "apelo" divino a Abraão, a Moisés e aos profetas lembra que todo o cristão é igualmente chamado por Deus. Cada membro da Igreja, de acordo com o seu estado e função, participa no sacerdócio de Cristo, isto é, oferece-lhe o seu esforço diário para alcançar a santidade, e pede, em oração, para que o mundo fique cada vez mais semelhante ao projeto divino.

Por outro lado, o matrimônio é o sinal mais visível da aliança de amor entre Deus e os homens. Citando uma mulher hassídica: "O casamento é uma instituição mais santa do que a Lei judaica".

Fonte: Agencia Ecclesia

OMG News: Comissão da Câmara aprova incentivo a doações para assistência social

A Comissão de Seguridade Social e Família aprovou, na quarta-feira (15), o Projeto de Lei 2426/96, que permite descontar do Imposto de Renda as doações feitas a entidades de assistência social que atendam a crianças, adolescentes, idosos, portadores de deficiência, mulheres vítimas de violência e famílias albergadas.

Essa dedução é discutida na Câmara por meio de 22 projetos de lei que tramitam em conjunto, inclusive o PL 2426/96.

Essa mesma comissão já havia aprovado a matéria em julho de 2008, mas a votação foi anulada por ter ocorrido enquanto se realizava uma sessão do Congresso Nacional, o que é proibido pelo Regimento Interno.

O relator da matéria, deputado Raimundo Gomes de Matos (PSDB-CE), disse que a ideia é fortalecer a atuação das entidades sem fins lucrativos que prestam relevantes serviços de assistência social. "A lei atual só permite dedução no tocante ao Fundo da Criança e do Adolescente. Esse projeto cria a possibilidade de o cidadão, em vez de pagar o Imposto de Renda diretamente à Receita Federal, repassar recursos para uma entidade reconhecida pelo Conselho Nacional de Assistência Social que cuide do idoso, do adolescente, de mulher vítima de violência", explicou.

No substitutivo que apresentou aos 22 projetos de lei, Raimundo Gomes de Matos limita as deduções a 1% do Imposto de Renda devido no caso de pessoa jurídica, e a 6% para pessoa física. Segundo ele, o ganho social será superior à perda de receita da União.

Tramitação

A matéria ainda será analisada pelas Comissões de Finanças e Tributação; e de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJ), antes de seguir para o Plenário.

Fonte: Agência Câmara

OMG News: Líder religioso apela envolvimento das igrejas na reposição dos valores morais

O líder da Igreja Evangélica Sinodal de Angola, (IESA), reverendo Diniz Eurico, exortou nesta sexta-feira, no Lubango, no sentido das congregações religiosas desenvolverem ações inerentes a repor os valores morais e éticos na sociedade.

O líder religioso disse ser tarefa das igrejas prestar maior atenção aos fiéis, "sobre o comportamento indecoroso que a nossa sociedade tem estado a observar e do esquecimento de valores morais, cívicos e éticos que os mesmos deixaram de ter em conta".

Realçou que as congregações religiosas devem traçar planos que visam aconselhar as famílias e ter um comportamento digno e coerente perante a sociedade.

O reverendo afirmou que a igreja que dirige vai continuar a transmitir mensagens de amor e paz, para que as pessoas possam se reencontrar e ter uma vida saudável e harmoniosa.

Segundo ele, as famílias devem ser aconselhadas sobre o bem e mal, e de como devem se comportar perante uma sociedade, isto com ajuda de religiosos, políticos, organizações juvenis, acadêmicos, autoridades tradicionais e órgãos judiciais.

Fonte: Angola Press

sábado, 18 de julho de 2009

OMG News: Pesquisa mostra perfis de jovens sul-americanos

Jovens brasileiros são os mais otimistas quanto ao futuro, os uruguaios os que menos estão ligados a uma religião, e a maioria dos chilenos ouvidos se declarou a favor da pena de morte. A maioria dos jovens da América do Sul professa a fé católica, diz pesquisa do Ibase.

Esses recortes aparecem na pesquisa “Juventude e integração sul-americana: diálogos para construir a democracia regional”, coordenada pelo Instituto Brasileiro de Análises Sociais e Econômicas (Ibase) e pelo Instituto de Estudos, Formação e Assessoria em Políticas Sociais (Polis).

A pesquisa, agora divulgada, ouviu sete mil jovens, de 18 a 29 anos, entre agosto a outubro de 2008, em seis países da região: Argentina, Bolívia, Brasil, Chile, Paraguai e Uruguai. Um quarto da população desses países é de jovens. No Brasil, pessoas da faixa etária pesquisada somam 40 milhões de pessoas.

A pesquisa também ouviu o mesmo número de adultos (30 a 60 anos) da região com o intuito de levantar diferenças geracionais sobre questões como religião, problemas e demandas dos jovens, políticas de governo, opiniões e valores sobre temas correntes.

A maioria dos jovens da América do Sul professa a fé católica. Dentre os jovens pesquisados, 87% se declararam católicos no Paraguai, 77% na Bolívia, 73% na Argentina, 62% no Brasil, 59% no Chile e 38% no Uruguai.

No Uruguai encontra-se o maior percentual de jovens que se declararam sem religião: 49%. Esse percentual cai para 20% no Chile, 16% na Argentina, 14% no Brasil, 5% na Bolívia e apenas 2% no Paraguai.

Relacionado, talvez, ao fator religioso, 56% dos jovens uruguaios posicionaram-se a favor do aborto. Foram 36% no Chile e na Argentina, 23,5% no Brasil, 16% na Bolívia e 15% no Paraguai.

Mas foi a maioria dos jovens chilenos (56%) que se declarou a favor da pena de morte. No Brasil esse percentual é de 46%, 45% na Argentina, 44% no Uruguai, 43% na Bolívia e 30% no Paraguai. Com exceção do Chile, jovens dos países pesquisados pensam de modo semelhante quanto à pena de morte.

À pergunta “o que é mais importante para os jovens?”, nos seis países pesquisados houve unanimidade: ter mais oportunidades de trabalho, aparecendo em segundo lugar “estudar e ter um diploma universitário”.

No Chile, 54% dos jovens e adultos entrevistados concordaram com a afirmativa de que “os jovens devem apenas estudar e não trabalhar”. Esse percentual cai para 43% no Uruguai, 41% na Argentina, 31% na Bolívia, 26% no Paraguai e 24% no Brasil.

Jovens brasileiros, paraguaios e uruguaios apontaram como seu problema número um a violência, enquanto a educação de baixa qualidade foi apontada como o maior problema para os jovens chilenos, argentinos e bolivianos.

A grande maioria dos entrevistados, jovens e adultos, entende que o governo conhece as necessidades dos jovens, mas nada faz a respeito. Essa percepção foi apontada por 79% dos paraguaios, 74% dos argentinos, 69% dos brasileiros, 64% dos chilenos, 46% dos bolivianos e 45% dos uruguaios.

Nos seis países os jovens entrevistados apontaram que educação, trabalho e saúde são as áreas de ação governamental mais importante que devem ser atacados.

A participação em movimentos que buscam a transformação política mal é considerada por jovens e adultos pesquisados. Apenas 5% dos jovens chilenos e bolivianos, 4% dos brasileiros e argentinos, 3% dos uruguaios e 2,5% dos paraguaios apontaram essa participação como sendo o mais importante para eles.

Os jovens argentinos (30%), chilenos (39%) e paraguaios (54%) entrevistados apontaram como motivo de dificuldade para estudar a “falta de dinheiro para transporte e outros gastos”.

Já no Uruguai, a “dificuldade de conciliar estudo e trabalho” aparece em primeiro lugar (29%), à frente da falta de dinheiro para gastos (28%). No Brasil, aparece em primeiro lugar, com 36%, o fator “desinteresse do próprio jovem” para estudar, seguida da falta de recursos financeiros (27%).

Fonte: ALC

OMG News: Seis meses depois, Igreja Renascer prepara novo templo mesmo sem autorização da Prefeitura de SP

O projeto da nova sede da Igreja Renascer em Cristo já está pronto. O prédio, na Avenida Lins de Vasconcelos, no Cambuci, região central de São Paulo, irá substituir o antigo templo, destruído após o desabamento do teto em 18 de janeiro. A tragédia, que completa seis meses hoje, deixou nove mortos e 108 feridos.

A Prefeitura ainda não autorizou a construção, que nem tem data para começar. Mesmo assim, a Renascer está pedindo doações aos seus fiéis desde fevereiro.

A reconstrução do templo recebeu o nome de "Projeto Neemias". O personagem bíblico que batizou a campanha aparece no Antigo Testamento como o responsável por construir os muros de Jerusalém.

Já o desenho das paredes da nova sede da Renascer serão do arquiteto José Lucena. Ele idealizou um prédio com cerca de 2.600 metros quadrados e capacidade para receber 500 pessoas, além de um imóvel anexo com salas de aula e escritórios administrativos.

O templo tem a pretensão de ser a primeira igreja ecologicamente correta do Brasil, a partir da economia de água, energia elétrica e gás carbônico. Outra preocupação dos arquitetos foi quanto à acessibilidade. Previsto para ter dois andares, o imóvel contará com rampas e elevadores para pessoas com deficiência ou dificuldade de locomoção. O altar terá um espelho d'água, vegetações e uma referência a uma visão que Estevam Hernandes, líder da religião, afirma ter tido no dia anterior ao desastre.

Contribuição mensal

Hernandes mostrou imagens da planta e de uma maquete virtual do novo templo para milhares de fiéis durante um evento chamado "Ceia de Oficiais", domingo passado, no Ginásio do Ibirapuera. Ele disse, ainda, que tem autorização da Prefeitura para tocar a obra desde 29 de junho. A Secretaria Municipal da Habitação informou, porém, que o pedido de alvará da igreja ainda está sendo analisado.

Ao final da apresentação, os interessados souberam que podem contribuir por telefone e pela internet através de quatro planos. Já estão disponíveis os carnês bronze (doações de R$ 15 a R$ 100 por mês), prata (de R$ 100 a R$ 500), ouro (de R$ 500 a R$ 1.000) e diamante (acima de R$ 1.000). A Igreja Renascer não comentou a construção da nova sede.

Vizinhos ficam sem reforma

Não poder lavar as roupas em casa é apenas um dos contratempos enfrentados por Vera Lúcia Moregola, moradora da vila da Rua Robertson, atrás do templo da Igreja Renascer, no Cambuci, Centro. Os cômodos dos fundos, onde ficam as máquinas de lavar e secar, estão interditados há seis meses, pois foram atingidos pelos escombros.

Vera e o marido, Marassoré Moregola, estão processando a Renascer para serem indenizados.

- Nossa única arma é a Justiça. A edícula está com a estrutura comprometida. Isso é um perigo", diz Marassoré. Sua vizinha, Norma Cristina Ribeiro, de 53 anos, não esperou a Justiça. "A igreja disse que não tem culpa, que o problema é nosso.

Seis imóveis da vila foram afetados pelo desabamento. Em dois deles, homens pagos pela Renascer fizeram os reparos.

- Colocaram telhas novas, mas as vigas são antigas - conta uma moradora.

A igreja diz que as reformas foram feitas "onde houve autorização dos proprietários."

Fonte: O Globo online

OMG News: Igreja dissidente da Universal atrai multidão em Campo Grande

Multidão de fiéis, vindo de todos os municípios de Mato Grosso do Sul, lotou o Parque Ayrton Senna, em Campo Grande, para participar do culto do fundador da Igreja Mundial do Poder Deus, apóstolo Valdomiro Santiago. Ele comanda o evento denominado “Grande Concentração de Fé e Milagres”.

Cerca de 100 mil pessoas, segundo os organizadores, participam do culto, que começou às 9h de hoje. De acordo com a Polícia Militar, a estimativa é que 40 mil pessoas assistam à pregação.

O governador André Puccinelli, o prefeito Nelsinho Trad, o deputado estadual Professor Rinaldo (PSDB), vereadores e outros políticos foram ao local receber a benção de Santiago.

A celebração da congregação, uma dissidência da Igreja Universal do Reino Deus e criada há 11 anos em Sorocaba (SP), atraiu caravanas de fiéis das mais diferentes denominações religiosas. Somente de Ponta Porã e Aral Moreira, na fronteira com o Paraguai, segundo o obreiro Fernando Oliveira dos Santos, foram 13 ônibus.

Cura

Os evangélicos participam do evento em busca de cura. Católica, Marlúcia Soares, 36 anos, saiu de Alcinópolis, a 372 quilômetros da Capital, às 21h de ontem para chegar às 6h de hoje no parque. Com problemas de esclerose múltipla, ela se locomove com o apoio de muletas. Até o final da manhã, ela contou que testemunhou várias curas, mas ainda aguardava por uma graça. Ela antecipou que pretende aderir à nova religião, que chegou ao município há 30 dias.

Já Luiza Néri, que veio de Dourados, buscava cura para problemas respiratórios, segundo a nora, a campo-grandense Nilza Cavalcante, 42, que freqüenta a Igreja Palavra de Cristo para o Brasil.

Cadeirante, Vitor Francisco da Silva, 70, foi ao local por causa da história de vida do apóstolo Valdomiro Santiago. Freqüentador da Assembléia de Deus Missões, ele disse que não pretende mudar para a nova agremiação. Ele contou que já viu milagres de muda falar e surda ouvir.

Dinheiro

A Igreja Mundial do Poder de Deus distribuiu toalhinhas “abençoadas”, que poderiam ser usadas pelos fieis para obter cura em outros momentos. Além disto, os obreiros distribuíam carnês para a contribuição do dízimo pelos fiéis. Um dos carnês previa a contribuição de R$ 30, R$ 50, R$ 100, R$ 200, R$ 500, R$ 1 mil ou outros valores.

No caso do fiel ter alguma dúvida, existem contas correntes em agências do Bradesco, Caixa Econômica Federal e Banco do Brasil para a contribuição. Os pedidos poderiam ser feitos no verso da contribuição para serem levados ao monte. O obreiro Fernando dos Santos, que veio de Ponta Porã, contou que viu muitos milagres feitos pelo apóstolo, como cadeirante andar e cego enxergar.

História

A Igreja Mundial do Poder de Deus foi fundada por Santiago, que era bispo na Igreja Universal do Reino de Deus. No Brasil, conta com mais de 1,4 mil templos distribuídos nos 27 estados.

O destaque é a intensa programação em emissoras de televisão e rádio. É considerada a igreja com a maior quantidade de horas de programação em emissoras de TV do Brasil. Estima-se que conte com cerca de 2 milhões de fiéis.

Fonte: Campo Grande News

sexta-feira, 17 de julho de 2009

OMG News: Muçulmanos protestam contra construção de igreja na Indonésia

Membros de diversas organizações muçulmanas se reuniram para protestar contra a construção de um templo para a igreja protestante Huria Kristen Batak (HKBP em inglês), no sul da província de Sumatra.

O fórum muçulmano de Sumatra organizou a manifestação. Carregando uma cópia do decreto emitido em maio de 2009, que ordenava a interrupção da construção, os manifestantes se reuniram ao redor do terreno, fizeram discursos e destruíram uma ponte que conduzia até o local antes de solicitar que o governo cumprisse o decreto e interrompesse a construção.

Um porta-voz do fórum, Umar, disse que o grupo se baseava nos argumentos de que a Igreja não tinha uma permissão do Fórum de Harmonia Interreligiosa para realizar a construção, documento exigido pela junta ministerial, que controla o estabelecimento de lugares de culto.

Umar alegou que como existem poucos cristãos na área, não há necessidade de um templo.

Syairozi, diretor do fórum, confirmou que seu grupo não deu permissão para que a HKBP construísse um templo na área.

O principal deputado de Palembang, Haji Rom Herton, emitiu o decreto em maio ordenando que a construção fosse interrompida por falta de documentação.

Confrontando a burocracia

A igreja HKBP Plaju, aberta em 1961, agora cultua em conjunto com outras duas congregações em um prédio que pertence a uma empresa do governo. Há muitos anos, a HKBP comprou um terreno em Palembang, mas por causa da oposição de moradores da região, não conseguiram obter a permissão.

Essa e outras igrejas passaram por grandes dificuldades, pois é há muita burocracia para se conseguir uma permissão para as igrejas, o que não deixa escolha para as congregações, a não ser cultuar nos lares, hotéis ou locais de conferência alugados.

Tais reuniões fazem com que as igrejas fiquem frágeis a ameaças de grupos como o Front Pembela Islam, responsáveis pelo fechamento de muitas igrejas nos últimos anos.

Fonte: Portas Abertas

OMG News: FIFA quer proibir manifestações religiosas na Copa de 2010

O responsável pela Fundação João Paulo II para o Desporto lamenta as “afirmações infelizes” de Blatter, que quer proibir as manifestações religiosas por parte de jogadores de futebol para o mundial de 2010.

Participe da nossa enquete e deixe seu comentário

Depois de o Brasil ter vencido recentemente a Taça das Confederações, derrotando os EUA por 3-2 na final, Blatter condenou a manifestação dos jogadores brasileiros, que se abraçaram e rezaram dentro do campo. "A expressão de fervor religioso dos brasileiros durou tempo demais" – disse Blatter, afirmando que esse tipo de gesto cria "confusão entre a religião e o esporte".

Quem não gostou da reação brasileira foi a Federação Dinamarquesa de Futebol, que se queixou à FIFA. Na resposta, Blatter prometeu proibir esse tipo de manifestações para a Copa de 2010, que será realizada na África do Sul. Já em 2002, Blatter havia se queixado da manifestação religiosa do time brasileiro, ao conquistar sua quinta Copa do Mundo.

Constantini criticou a posição de Blatter: "É um erro depurar o esporte dos valores éticos que a fé cristã defende há séculos", acrescentando que esses valores são essenciais para "restituir ao desporto o significado autêntico que a violência, o doping, o racismo e o dinheiro ameaçam destruir".

Fonte: Rádio Vaticano

OMG News : Mulher de Kaká abrirá igreja evangélica na Espanha

Caroline Celico, mulher do jogador Kaká, da seleção brasileira e do Real Madrid, vai abrir uma igreja evangélica na capital espanhola. Ela e o marido são membros da igreja Renascer em Cristo.

Durante um culto na Flórida, Caroline foi apresentada aos fiéis pela bispa Sônia, que fundou a igreja ao lado do marido, o bispo Estevam Hernandes. Ela então, contou sobre seus planos de abrir uma igreja na Espanha. Os vídeos com o testemunho de Caroline já circulam no YouTube.

Para Caroline, foi Deus quem fez com que o Real Madrid tivesse dinheiro para contratar seu marido. "Como pode alguém no meio da crise ter dinheiro? Deus colocou esse dinheiro na mão do Real Madrid para contratar o Kaká. Nós vamos poder abrir uma igreja lá. Existem vidas que têm que ouvir essa palavra", disse.

A mulher de Kaká ainda falou sobre sua opção de ter casado virgem. "Eu fiz uma aliança com o Senhor: quem ama espera. Quando eu conheci o Kaká eu não era convertida e acabei me apaixonando pela Renascer. Ele tinha colocado no meu espírito casar virgem. Eu não tinha dividido com o Kaká e pensei que quando eu falasse, ele iria me largar. Quando eu contei, teve aquele silêncio. Eu pensei que iria acabar. Mas ele disse: 'Esse foi o sinal que eu tinha pedido para o Senhor'", contou.

Fonte: Abril

OMG News: Líderes evangélicos conclamam população a se manifestar contra o golpe

Pastores e pastoras evangélicos de diferentes igrejas e denominações de Honduras, defensores da justiça e da ordem institucional, manifestaram-se contra o golpe de estado aplicado no dia 28 de junho, incentivando a sociedade a se posicionar contra esse ato de força.

No manifesto, os evangélicos deploram a expulsão do presidente eleito, José Manuel Zelaya Rosales, a suspensão das garantias cidadãs, a militarização do país, o fechamento e a censura a meios de comunicação, a perseguição a servidores públicos, jornalistas e dirigentes populares.

Também condenam a postura de alguns líderes evangélicos que, "usando e abusando de sua influência e autoridade nominal" se atribuíram o direito de falar em nome de toda a comunidade cristã evangélica.

No manifesto, o grupo de pastores e pastoras aponta para a "aberta contradição dos grupos no poder, que pregam paz e democracia, mas na realidade conduzem à perseguição política e à instabilidade social".

Os líderes religiosos chamam à reflexão os empresários, políticos, militares e a população para que se inteirem da posição da comunidade internacional com as conseqüências sociais, econômicas, diplomáticas, que afetam os setores mais vulneráveis do país.

Fonte: ALC

OMG News: Polícia prende 26 em confrontos com judeus ultraortodoxos em Jerusalém

Judeus ultraortodoxos em Jerusalém entraram em confronto com a polícia israelense pelo terceiro dia consecutivo nesta quinta-feira por causa do que chamam de interferência do governo em sua comunidade.

Pelo menos 26 pessoas foram presas depois que os ortodoxos incendiaram latas de lixo e jogaram pedras na polícia. Os protestos começaram depois da prisão de uma ortodoxa de 30 anos acusada pelas autoridades de impedir que seu filho de 3 anos se alimentasse. De acordo com o jornal israelense Haaretz, a criança, hospitalizada atualmente, pesa apenas sete quilos. A publicação diz que a mãe foi filmada secretamente retirando várias vezes a sonda que alimentava o filho no hospital.

Os manifestantes ultraortodoxos alegam que a mulher sofre de distúrbios mentais e não deve ser presa e sim ser submetida a um tratamento.

Violência Os protestos aconteceram nos bairros ultraortodoxos de Mea Shearim e Bar-Ilan. A polícia usou cavalos e canhões d'água para dispersar os manifestantes. Entre os manifestantes estão estudantes religiosos em férias escolares. Recentemente, a decisão da Justiça de ordenar o funcionamento de um estacionamento nas proximidades da Cidade Velha de Jerusalém durante os sábados (dia sagrado do judaísmo), para evitar congestionamentos, também gerou violentos protestos de ortodoxos e ultraortodoxos.

Na quarta-feira o prefeito da cidade proibiu funcionários da prefeitura de realizarem trabalhos em Mea Sharim e Geula (outro bairro conservador de Jerusalém) por questões de segurança.

A Companhia de Eletricidade Israelense disse que, se algum de seus empregados for ferido enquanto atua nestes bairros, vai suspender o fornecimento de eletricidade às regiões. Os judeus ultraortodoxos são reconhecidos por suas vestimentas negras e muitos enxergam o moderno Estado israelense com desconfiança, por não acreditar que deveria existir um Estado judaico soberano antes da chegada do Messias. Além disso, o fato de eles seguirem um rígido código de conduta relacionado à sua religião faz com que muitas vezes surja tensão entre membros dessa comunidade e os judeus não-ortodoxos.

Fonte: BBC

quinta-feira, 16 de julho de 2009

OMG News: Aline Barros grava participação em programa do SBT

A música gospel não para! E chegou a vez do Show do Netinho, exibido pelo SBT, dar espaço ao louvor e a adoração. A cantora e pastora Aline Barros gravou participação na última sexta-feira (10), que vai ao ar neste sábado (18).

“Foi uma experiência muito legal. Conversamos bastante entre uma música e outra e pude ver como ele recebia cada mensagem. Esse tipo de espaço é muito importante, pois sabemos que estamos alcançando os não evangélicos e levando até eles a mensagem linda de Jesus”, compartilha a cantora.

Aline também adiantou as novidades, como o lançamento do tão esperado DVD Aline Barros & Cia 2 para outubro deste ano. E, claro, a cantora não perdeu a oportunidade de presentear Netinho com o CD e DVD Caminho de Milagres, lançados pela MK Music. “Fique feliz por ter estado com ele. E acredito que ele também ficou. Tanto que me convidou para participar do programa de final de ano”, adiantou.

Fonte: MK Music

OMG News: Lei obrigará deputados da Paraíba a 'refletir' sobre a Bíblia antes das sessões

Um projeto aprovado pelos deputados da Assembleia Legislativa da Paraíba fará com que antes de cada sessão os parlamentares tenham cinco minutos para "refletir sobre a Bíblia".

Autor da proposta, o deputado Nivaldo Manoel (PPS) acredita que “a palavra de Deus ajudará a melhorar os ânimos” dos colegas para enfrentar os problemas no plenário.

“Às vezes são sessões acirradas, muito violentas, com muitas discussões pesadas. Então, acredito que a palavra de Deus possa melhorar um pouco os problemas que existem aqui no plenário”, diz o deputado, que já havia aprovado antes um projeto para que todas as sessões fossem abertas em nome de Deus e iniciadas com a leitura de um versículo bíblico.

O deputado calcula que serão usados sete minutos de cada sessão para leitura e reflexão sobre a Bíblia - feitos por ele mesmo - assim que o projeto, aprovado por unanimidade, for publicado no “Diário Oficial” da Casa. Neste tempo, afirma, os deputados “permanecerão da forma que eles quiserem”, mas pedirá silêncio.

“Sou evangélico de uma igreja como a Assembleia de Deus, muito rígida, de mais titularidade à obediência da Bíblia. [...] Tenho essa vantagem e a coragem de fazer isso. E vou fazer em nome de Jesus essa reflexão pregando a palavra sem nenhum constrangimento, como se estivesse no púlpito de uma igreja”, afirma o deputado, que disse não ser pastor.

Manoel acredita que a reflexão poderia ser adotada também no Senado, como forma de melhorar “a atitude dos parlamentares”.

“Se tem um evangélico lá, deveria ter um seguimento bíblico para que haja maior tranquilidade e equilíbrio no plenário.”

Fonte: G1

OMG News: Pressão parlamentar adia votação do polêmico Estatuto da Igreja Católica

A votação do acordo entre Brasil e Vaticano, relativo ao Estatuto da Igreja Católica no Brasil, foi adiada para o dia 5 de agosto, devido à pressão de parlamentares contrários à proposta. Ao longo desta quarta-feira, a Comissão de Relações Exteriores (foto) debateu o parecer do relator, deputado Bonifácio de Andrada, favorável ao texto.

Causa polêmica especialmente a previsão de ensino religioso em escolas públicas, mas a constitucionalidade do documento também foi questionada. O deputado Arlindo Chinaglia (PT-SP) foi um dos que argumentaram que o acordo fere a Constituição, principalmente no que se refere ao ensino religioso.

O deputado ressaltou que o tratado foi assinado pelo Estado brasileiro e a Santa Sé, e não há nenhuma outra igreja que seja representada por um estado. Sendo assim, argumentou que o Brasil não poderá assinar acordo com nenhuma outra confissão religiosa. "Indago se isso é justo e se de fato é legal. A Constituição diz que não pode haver distinção entre os brasileiros".

Privilégio

Também na opinião do deputado Dr. Rosinha (PT-PR), esse tratado internacional contraria o texto constitucional, além de representar privilégio à Igreja Católica frente às demais confissões religiosas. Para ele, o texto opõe-se ao artigo 19 da Constituição Federal, que veda relações de dependência ou aliança com confissões religiosas por parte do Estado brasileiro.

"O próprio relator chama atenção para essa aliança, ao dizer que o acordo é um tipo de aliança jurídico-religiosa de caráter internacional, exatamente o que é vedado pela Constituição", ponderou.

Na opinião do deputado Marcondes Gadelha (PSB-PB), no entanto, não há atentado contra o princípio da laicidade do Estado. "O texto subordina cada artigo, cada parágrafo, cada linha à legislação civil brasileira, não havendo nenhum risco de subordinação do Estado à qualquer religião", sustentou.

Estado laico

O relator do acordo, deputado Bonifácio de Andrada (PSDB-MG) não vê no texto nenhum atentado contra a Carta política. Para ele, "a Constituição em vigência enfatiza a necessidade de relações internacionais com todos os povos e admite a aproximação com todos os credos religiosos". Em sua opinião, o conceito de Estado laico "convive plenamente com as igrejas através de acordos, concordatas e convênios".

Já o deputado Aldo Rebelo (PCdoB-SP) disse que o acordo se justifica pela contribuição do catolicismo à formação do povo brasileiro. "Ao lado do Estado português, foi a Igreja Católica que criou a primeira escola do Brasil, o Pátio do Colégio, em São Paulo, para educar indígenas", lembrou. O deputado destacou ainda que os jesuítas alfabetizam também os escravos africanos.

Pontos polêmicos

Diante do impasse, os deputados contrários ao acordo propuseram ao relator alterar o texto nos pontos polêmicos. O deputado Pastor Pedro Ribeiro (PMDB-CE) afirmou que, ao contrário do que às vezes se argumenta, textos de acordos podem ser alterados por parlamentares. Segundo ele, o que não pode sofre mudanças é o texto da mensagem. Uma vez que é transformada em projeto, a proposta pode sofrer interferência dos deputados. "No plenário, os deputados podem apresentar até três tipos de emendas", sustentou.

Pastor Pedro Ribeiro disse, inclusive, já ter aconselhado o presidente a retirar essa mensagem, "para evitar constrangimento". "Aconselho a retirada porque, mesmo que aprovada, a proposta não o será integralmente. No plenário, vamos emendar e tenho convicção de que emendas serão aceitas", asseverou.

O parlamentar argumentou ainda que hoje o País conta com 70 milhões de não católicos. E acrescentou: "esse povo todo está acordado e estão se manifestando. Pode haver para ele um grande prejuízo político com essa concordata".

Bonifácio de Andrada respondeu não se sentir com força suficiente para alterar o texto, por ser de autoria do Executivo e construído por diversos órgãos do governo. Diante do argumento, Dr. Rosinha se comprometeu a negociar com o governo as possíveis alterações.

Também manifestaram-se contrariamente ao acordo os deputado Takayama (PSC-PR) e Bispo Gê Tenuta (DEM-SP).

Fonte: Agência Câmara

OMG News: MPF pede que Supremo acabe com regulamentação da profissão de músico

A procuradora-geral da República interina, Deborah Duprat, propôs uma ação no STF (Supremo Tribunal Federal) para acabar com a regulamentação da profissão de músico.

Duprat, que ocupa o cargo até a posse do novo procurador-geral, Roberto Gurgel, pretende que o Supremo considere incompatível com a Constituição a Lei 3.857/60, que criou a OMB (Ordem dos Músicos do Brasil) e estabeleceu requisitos para o exercício da atividade.

A argumentação utilizada na ADPF (Arguição de descumprimento de preceito fundamental) 183 é semelhante a que levou ao fim da exigência de diploma para os jornalistas. Depois dessa decisão, o presidente do Supremo, ministro Gilmar Mendes, afirmou que outras profissões deveriam ser desregulamentadas.

Para a procuradora, tanto as restrições profissionais, como a fiscalização da atividade com poder de polícia são incompatíveis com a liberdade de expressão artística e com a liberdade profissional.

“Numa democracia constitucional, não cabe ao Estado policiar a arte, nem existe justificativa legítima que ampare a imposição de quaisquer requisitos para o desempenho da profissão de músico”, afirma Deborah Duprat.

A procuradora ressalta que a manifestação artística é um dos campos mais relevantes da atividade humana, em especial a música, e ataca a exigência de filiação à OMB. “Da mesma maneira, é indiscutível a ofensa à liberdade de expressão consubstanciada na atribuição a orgão estatal do poder de disciplinar, fiscalizar e punir pessoas em razão do exercício de sua atividade artística”, observa.

Ela acrescenta ainda que a profissão de músico não pode ser regulamentada, pois não está entre as quais a Constituição Federal autorizou o legislador a estabelecer pré-qualificações —outro argumento que sustentou a queda do diploma para jornalistas.

“Se um profissional for um mau músico, nenhum dano significativo causará à sociedade. Na pior das hipóteses, as pessoas que o ouvirem passarão alguns momentos desagradáveis. Além do que, em matéria de arte, o que é péssimo para alguns pode ser excelente para outros, não cabendo ao Estado imiscuir-se neste seara, convertendo-se no árbitro autoritário dos gostos do público”, adverte.

A procuradora-geral afirma também que a escolha e o exercício da profissão representam uma garantia contra a intromissão indevida dos poderes públicos num campo reservado à autonomia existencial do indivíduo. No entanto, ressalvou que esse direito não é absoluto, já que algumas profissões lidam com questões sensíveis da coletividade e demandam conhecimentos técnicos —o que não é o caso dos músicos.

Os dispositivos questionados pela ADPF são os artigos 1º (parcial); 16; 17, caput (parcial) e parágrafos 2º e 3º; 18; 19; 28; 29; 30; 31; 32; 33; 34; 35; 36; 37; 38; 39; 40; 49, caput; 50; 54, alínea b (parcial); e 55 (parcial) da Lei n° 3857/60.

A procuradora-geral pede a suspensão desses dispositivos, até o julgamento final da ação, porque “essa normas criam inadmissíveis embaraços aos músicos profissionais- sobretudo para os mais pobres, sem formação musical formal, e que muitas vezes não dispõem dos recursos para pagar sua anuidade – dificultando o exercício a sua profissão e cerceando o seu direito à livre expressão artística. E privam toda a sociedade do acesso à obra destes artistas”.

Fonte: Última Instância

OMG News : Mulher se infiltra em igreja e aplica golpe em fiéis na Grande Vitória

A obreira de uma igreja evangélica de Cariacica, na Grande Vitória, foi presa em flagrante na terça-feira por estelionato. Cléria de Sousa Mota, de 51 anos, é suspeita de ter roubado, há três semanas, o cartão de crédito e débito de uma integrante da igreja, de 55 anos, e de ter gasto mais de R$ 8 mil em compras em lojas de um shopping da capital.

A acusada se infiltrou na igreja há dois meses para aplicar golpes nos fiéis.

A farsa foi descoberta depois que a vítima sentiu falta do cartão, na manhã de terça-feira. Ela avisou os filhos, que foram até as lojas checar quem tinha feito as compras. Em uma das lojas, que possui sistema de videomonitoramento, eles conseguiram ver imagens de Cléria comprando vários produtos. A polícia foi até a casa da acusada e encontrou sapatos, roupas, toalhas, entre outras mercadorias, compradas com o dinheiro da vítima. Parte dos produtos estava escondido em uma caixa de madeira. Cléria foi presa em flagrante, mas, segundo o delegado Marcelo Liberato, da delegacia de Campo Grande, a acusada não assume o crime.

- Ela disse apenas que falaria na presença do advogado - ressaltou Liberato.

A acusada frequentava a igreja evangélica há pelo menos dois meses. Como é uma pessoa muito extrovertida, acabou conquistando a confiança de uma das líderes da congregação. Segundo o delegado, Cléria conseguiu a senha do cartão da vítima em uma farmácia.

- Ela já tinha tentado descobrir antes, mas conseguiu anotar a senha quando acompanhou a vítima em uma compra na farmácia - explicou Marcelo Liberato.

O delegado também não descarta a hipótese de Cléria já ter aplicado golpes em outras igrejas da Grande Vitória. Denúncias podem ser feitas pelo telefone 181.

Fonte: O Globo online

quarta-feira, 15 de julho de 2009

OMG News : Polêmico Estatuto da Igreja Católica será votado nesta quarta-feira

A Comissão de Relações Exteriores e de Defesa Nacional da Câmara dos Deputados deve discutir e votar, hoje, quarta-feira, o Estatuto Jurídico da Igreja Católica no Brasil (MSC) 134/09. O estatuto é polêmico porque, entre outros temas, aborda questões ligadas ao ensino religioso e ao casamento.

O acordo, firmado entre o governo brasileiro e o Vaticano no fim do ano passado, tem parecer favorável do relator, deputado Bonifácio de Andrada (PSDB-MG). No entanto, outros quatro deputados apresentaram votos em separado contrários ao texto: Andre Zacharow (PMDB-PR), Bispo Gê Tenuta (DEM-SP), Ivan Valente (Psol-SP) e Pastor Pedro Ribeiro (PMDB-CE).

A matéria é polêmica porque, entre outros temas, aborda questões ligadas ao ensino religioso e ao casamento, trata de imunidade tributária para as entidades eclesiásticas e reforça a existência de vínculo não-empregatício entre religiosos e instituições católicas.

Em audiência pública para debater o tema, realizada nesta terça-feira, a professora de pós-graduação em Educação da USP, Roseli Fischmann, sustentou que o acordo é inconstitucional porque muda a relação jurídica do Estado brasileiro com as religiões. Segundo ela, o estatuto formaliza uma aliança com a Igreja Católica em detrimento do laicismo estabelecido na Constituição.

Já a embaixadora Maria Edileuza Reis, que dirige o Departamento Europa do Itamaraty, afirmou que o acordo foi firmado com a Santa Sé, um Estado dotado de personalidade jurídica internacional, e não com a Igreja Católica. Segundo ela, o estatuto está em pleno acordo com a legislação brasileira. "Dizer que esse acordo é inconstitucional é desrespeitar o trabalho de dez ministros que responderam por escrito às consultas que lhes foram formuladas pelo Ministério das Relações Exteriores. Esse acordo levou dois anos para ser negociado, justamente porque a maior preocupação era a de assegurar o caráter laico do Estado brasileiro e de incorporar ao acordo o máximo possível do que dispõe o ordenamento jurídico brasileiro".

A reunião da Comissão de Relações Exteriores será no plenário 3, às 10 horas. O Estatuto Jurídico da Igreja Católica no Brasil deverá ser votado no Plenário da Câmara no início de agosto, logo após o recesso parlamentar.

Fonte: Agência Câmara

OMG News: Vaticano faz crítica favorável ao novo filme "Harry Potter"

O jornal do Vaticano publicou uma crítica favorável do filme mais recente da série, "Harry Potter e o Enigma do Príncipe", depois de ter desaprovado o personagem principal no passado.

A resenha publicada diz que o novo filme "atinge o equilíbrio correto", graças a "uma divisão clara entre aqueles que trabalham pelo bem e os que fazem o mal".

O Osservatore Romano disse que "Enigma do Príncipe" é "o melhor filme da série", apesar de faltar aos livros "uma referência ao transcendente".

Apenas no ano passado, um artigo publicado no jornal afirmou que Harry Potter é "um modelo errado de herói".

O papa Bento 16 não é fã de Harry Potter. Em 2003, dois anos depois de tornar-se papa, o então cardeal Joseph Ratzinger escreveu em uma carta a mulheres alemãs que os livros de Harry Potter contêm "seduções sutis" capazes de corromper os jovens cristãos.

No início do ano o papa provocou ultraje na Igreja austríaca quanto quis promover um padre que tinha declarado que as histórias sobre Harry Potter cheiravam a "satanismo" e que o furacão Katrina tinha sido o castigo imposto por Deus pelos pecados cometidos em Nova Orleans.

Depois de protestos de líderes da Igreja austríaca, o papa foi obrigado a cancelar a promoção do padre.

Fonte: G1

OMG News: Manuscrito bíblico recebe milhões de visitas na internet

Em uma semana, desde que foi inserido na rede mundial de computadores, no dia 6 de julho, o manuscrito de parte da Bíblia conhecido como Codex Sinaiticus, com cerca de 1.600 anos, recebeu mais de 100 milhões de visitas, informou a Biblioteca da Universidade de Leipzig, na Alemanha.

A digitalização do Codex Sinaiticus teve início em 2005. O texto, escrito em grego, aparece em quatro colunas. Em 1844, o teólogo alemão Constantin von Tischendorf trouxe do Monastério de Santa Catalina, no Egito, 43 das 129 folhas do Codex em pergaminho, de 33,5 por 37,5 centímetros, que ele encontrou em cesta de lixo do centro religioso e que foram guardadas na Biblioteca de Leipzig.

Outras partes do original encontram-se na Biblioteca Nacional Russa, em São Petesburgo, na Livraria Britânica, no Monastério egípcio, além da Biblioteca de Leipzig. Ao lado do Codex Vaticanus, o Codex Sinaiticus é tido como o mais antigo manuscrito do Novo Testamento.

O manuscrito pode ser acessado em www.codex-sinaiticus.net

Fonte: ALC

terça-feira, 14 de julho de 2009

OMG News: Evangélicos comemoram lei que regulariza terrenos de igrejas

Milhares de evangélicos aproveitaram este domingo (12) para celebrar a lei que regulariza terrenos ocupados por igrejas e entidades de assistência social no Distrito Federal. A medida atende 1.191 instituições no DF – sendo mais de 900 igrejas evangélicas.

A Celebração da Vitória foi realizada no ginásio Nilson Nelson e contou com a participação de pastores, bispos e membros do Governo do Distrito Federal.

Durante o evento, o governador José Roberto Arruda entregou dez certificados de regularização para igrejas. Os documentos das demais entidades serão entregues pelo Conselho dos Pastores. “Foram muitos anos de igrejas irregulares e pastores temendo por seus templos. Porém, depois de idas e vindas, chegamos a este momento. Isto está dentro do conceito de trazer toda cidade para legalidade”, afirmou Arruda.

De acordo com a lei, as áreas da Terracap passarão por licitação pública. A igreja, templo ou entidade ocupante do terreno terá assegurado o direito de preferência na compra. Os preços de venda serão calculados com base em valores de terra nua em dezembro de 2006 e os compradores poderão parcelar em até 240 meses.

O governador também assinou um decreto que deverá assegurar a realização de cultos em hospitais e presídios. Segundo Arruda, muitos religiosos são impedidos de entrarem nestes locais para fazerem orações. “A ideia é fazer um pré-cadastro para facilitar o trabalho destas pessoas. Tudo, é claro, respeitando todas as normas de segurança existentes”, explicou Arruda.

Fonte: Agência Brasília

OMG News: Evangélica é baleada dentro de igreja na Cidade de Deus

Pelo menos uma pessoa ficou ferida na noite desta segunda-feira (13) durante um confronto envolvendo policiais militares do 18º BPM (Jacarepaguá) e traficantes na Cidade de Deus, na Zona Oeste do Rio de Janeiro.

Segundo testemunhas, a vítima, identificada como Elizabeth dos Santos, de 60 anos, foi atingida por uma bala perdida dentro de uma igreja.

De acordo com a polícia, PMs checavam uma denúncia na região, quando foram recebidos a tiros pelos traficantes. Assustados, moradores correram pelas ruas da favela e comerciantes fecharam as suas lojas.

O pastor da igreja, que não quis se identificar, disse que realizava um culto quando aconteceu o tiroteio. Ele afirmou que ouviu os disparos e correu para tentar fechar a porta do templo. Em seguida, ele ouviu Elizabeth dizer que tinha sido atingida no rosto.

"Eu ouvi o primeiro tiro e corri para fechar a porta. Foi quando eu vi várias pessoas e policiais correndo. Alguns moradores correram em direção à igreja para se protegerem. Havia dezenas de pessoas dentro da igreja. Uma bala atravessou a janela e atingiu essa senhora", contou.

Com a ajuda de moradores, Elizabeth foi socorrida e levada para o Hospital Lourenço Jorge, na Barra da Tijuca, também na Zona Oeste. Segundo o hospital, ela foi baleada de raspão no rosto. A idosa passou por exames, foi medicada e liberada em seguida.

Segundo a polícia, o confronto já terminou. A situação é de aparente tranquilidade no local. Ainda não há informações sobre presos e apreensões.

Policiamento comunitário

Apesar do tiroteio dessa segunda-feira, moradores dizem que a violência diminuiu desde que foi instalado um posto de policiamento comunitário na favela. Desde o início do ano, policiais militares que receberam treinamento especial fazem a segurança de dentro da comunidade.

“Nossa comunidade ficou abandonada há quase 20 anos, mas com o policiamento comunitário a criminalidade caiu muito. Temos ainda muitos casos de brigas e confusões, mas as mortes diminuíram bastante. Na minha opinião, o que deve ser feito agora é tentar trazer esse pessoal do crime e trazer de volta à sociedade”, completou o pastor.

Fonte: G1